Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 23 de outubro de 2003 16h40


NA TENTATIVA DE MINIMIZAR A DIFICULDADE DE GERAçãO DE EMPREGO E APROVEITAR O POTENCIAL AGROINDUSTRIAL DE SANTO ANTONIO DE LEVERGER, O 2º VICE-PRESIDENTE DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, DEPUTADO MAURO SAVI (PPS) APRESENTOU PROJETO DE LEI PARA DESAPROPRIAçãO DE UMA áREA TERRITORIAL EQUIVALENTE NO MíNIMO DE 150 HECTARES NO MUNICíPIO PARA A IMPLANTAçãO DO DISTRITO AGROINDUSTRIAL DE SANTO ANTONIO DE LEVERGER (DASA).

Savi pede implantação do Distrito Agroindustrial

Deputado apresenta projeto para desapropriação de área em Santo Antonio de Leverger para construção do Dasa

JOSÉ LUÍS LARANJA / SECRETARIA DE IMPRE



A dificuldade de geração de emprego em número compatível com o crescimento e a oferta de mão-de-obra é uma das principais preocupações da política social do País. De acordo com dados estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia não cresce em ritmo e níveis adequados à criação do número de empregos necessários ao equilíbrio entre demanda e oferta da força de trabalho.

Na tentativa de minimizar esse impasse na região e, principalmente, aproveitar o potencial agroindustrial de Santo Antonio de Leverger, o 2º vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Mauro Savi (PPS) apresentou Projeto de Lei para desapropriação de uma área territorial equivalente no mínimo de 150 hectares no município para a implantação do Distrito Agroindustrial de Santo Antonio de Leverger (Dasa).

“É uma contribuição de caráter político e econômico, sempre pedida pelo Governador do Estado, baseando oferecer alternativa segura e permanente para reverter o quadro de paralisia econômica que vem a longo tempo marcando alguns municípios da Baixada Cuiabana”, alertou o deputado.

Para o relator da Comissão da Constituição e Justiça (CCJ), deputado José Carlos do Pátio (PMDB), que deu parecer favorável ao projeto, o Poder Executivo apenas autoriza e não é obrigado a fazer. “É de suma importância esse projeto porque vai beneficiar toda a região de Santo Antonio com crescimento do mercado de trabalho”, destacou Zé do Pátio.

De acordo com o projeto, a área a ser desapropriada deverá estar localizada no eixo de influência direta da rodovia estadual “Palmiro Paes de Barros” (MT-040), subtrecho asfaltado e compreendido entre as cidades de Santo Antonio de Leverger e Cuiabá.

“Qualquer área próxima a essa rodovia, ou com distância de até 1.500 metros do asfalto em ambas as partes, poderá ser desapropriada. Esta é uma antiga reivindicação da população”, explicou Savi.

O deputado ressalva também que a implantação do Dasa vai beneficiar muitas famílias da região e proporcionar uma condição de vida melhor no futuro. “A construção do Distrito Agroindustrial vai dinamizar e ampliar a economia estadual incrementando a geração de renda e até mesmo de novos tributos para Mato Grosso”, complementou Mauro Savi.

A mesma opinião compartilha o presidente da comissão provisória do PSB, de Santo Antonio de Leverger, Filogônio Pedroso, o Filó, que vai mais além nas suas ponderações explicando ainda que o município possui área de sobra para implantar o Dasa.

“Santo Antonio de Leverger conta com 506 áreas disponíveis a beira do asfalto e agora só falta definir o local exato”, disse Filó, que na manhã de hoje (23) fez um pronunciamento na Câmara de Vereadores de Santo Antonio pedindo apoio aos parlamentares e que seja encaminhado às lideranças da Assembléia Legislativa o projeto de Mauro Savi.

Histórico

As origens de Santo Antônio de Leverger se ligam às de Cuiabá. A tradição popular guardou a história da imagem de Santo Antônio.

Uma monção, no tempo da cheia, subia o Rio Cuiabá em demanda das minas de ouro descobertas por Miguel Sutil. A expedição, fora vítima dos índios canoeiros da tribo guató, tendo afundadas algumas embarcações e mortos alguns homens.

Em 12 de outubro de 1753, o padre jesuíta Estevão de Castro, da Missão de Sant’Ana da Chapada, companheiro do Superior Pe. Agostinho Lourenço, ambos chegados a Mato Grosso com o primeiro governador da Capitania, ali aportou. Estevão de Castro encontrou no lugar uma povoação com uma capela sob a invocação de Santo Antônio, com seus moradores dedicando-se à pesca e lavoura de subsistência.

Além do orago, o nome da cidade também homenageia Augusto João Manoel Leverger - o Barão de Melgaço, francês de nascimento, e que dedicou grande parte de sua vida às causas de Mato Grosso, tendo sido presidente da Província por várias vezes. Augusto Leverger foi um bravo comandante e defensor do solo mato-grossense, por ocasião da Guerra do Paraguai.

Em 4 de julho de 1890, foi criado o município de Santo Antônio do Rio Abaixo. A Lei nº 208, de 26 de outubro de 1938, alterou a denominação de Santo Antônio do Rio Abaixo para simplesmente Santo Antonio. Em 31 de dezembro de 1943, nova alteração se verifica, nomeando-a de Santo Antônio para Leverger. Por fim, a Lei nº 132, de 30 de dezembro de 1948, alterou a denominação de Leverger para Santo Antônio do Leverger, denominação atual.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553/2597 ou 9982-0261/9972-8390


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com