Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 16 de maio de 2003 08h19


A CIDADE DE VILA BELA DA SANTíSSIMA TRINDADE PODE VOLTAR A SER A CAPITAL DO ESTADO UMA VEZ POR ANO. A PROPOSTA é DO DEPUTADO MAURO SAVI (PSB). O DEPUTADO APRESENTOU UM PROJETO DE LEI QUE DISPõE SOBRE A TRANSFERêNCIA SIMBóLICA E TEMPORáRIA DA CAPITAL E DA SEDE DO GOVERNO PARA VILA BELA...

Savi quer transferir capital para Vila Bela

O objetivo é resgatar a cultura e respeitar a primeira capital da Província de Mato Grosso

SECRETARIA DE IMPRENSA / ALMT



A cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade pode voltar a ser a capital do Estado uma vez por ano. A proposta é do segundo-vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Mauro Savi (PSB). O deputado apresentou um Projeto de Lei que dispõe sobre a transferência simbólica e temporária da capital e da sede do Governo para Vila Bela, por três dias, em todo mês de agosto.

O objetivo da matéria, de acordo com o parlamentar, é resgatar a cultura e respeitar a primeira capital da Província de Mato Grosso, lhe devolvendo o status perdido há quase 168 anos. “É uma forma de fazer com que os costumes do Estados sejam lembrados e cultuados”, ressaltou Savi. Este mesmo procedimento de transferência simbólica da sede do governo aconteceu recentemente, quando o governador Blairo Maggi (PPS) despachou de um gabinete estabelecido na feira Agrishow, na cidade de Rondonópolis, em abril deste ano.

A transferência, sem caráter de obrigatoriedade, estende-se também aos demais Poderes mato-grossenses. Segundo Savi, não há qualquer impedimento para a aprovação do projeto e ele lembrou ainda que esse comportamento já foi adotado pelos Estados de Goiás e Minas Gerais.

O mês de agosto foi o escolhido, como disse o deputado, em uma espécie de inversão da história. Isso porque foi em 28 de agosto de 1835 que a Lei Provincial nº 19 definiu Cuiabá como capital da então Província de Mato Grosso. A Lei deu forma legal a uma situação que já existia de fato nos costumes político-administrativos.

De acordo com o Projeto de Lei de Mauro Savi, a instalação simbólica do Governo Estadual e dos demais Poderes se dará em solenidade única, revestida com as formalidades de praxe. E as despesas decorrentes da execução da lei correrão à conta de dotação orçamentária própria de cada Poder.

Mais informações:

Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa

Fones: 613-2553 / 613-2597 / 9982-0261 / 9951-1323


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com