Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 14 de setembro de 2006 09h58


O LíDER DO GOVERNO NA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, DEPUTADO MAURO SAVI (PPS) APRESENTOU PROJETO DE LEI QUE DENOMINA O TRECHO DA MT- 486 ENTRE A MT-130 E VILA UNIãO, EM PRIMAVERA DO LESTE, DE RICARDO DALTROZO, EM HOMENAGEM A UM DOS PIONEIROS DA REGIãO SUL...

Savi sugere nome de Daltrozo para MT- 486

O deputado justifica a iniciativa pela conduta ética, séria e pontuada pela honestidade e firmeza de caráter de Ricardo Daltrozo

SID CARNEIRO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



O líder do Governo na Assembléia Legislativa, deputado Mauro Savi (PPS) apresentou projeto de lei que denomina o trecho da MT- 486 entre a MT-130 e Vila União, em Primavera do Leste, de Ricardo Daltrozo, em homenagem a um dos pioneiros da região Sul, à época da expansão agrícola no Estado. “Trata-se de uma homenagem a uma pessoa que contribuiu para o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso”, disse Savi.

O deputado justifica a iniciativa pela conduta ética, séria e pontuada pela honestidade e firmeza de caráter de Ricardo Daltrozo. Mauro Savi não poupou elogios a Ricardo Daltrozo ao alegar, que ainda são muitos e gratificantes, os exemplos concretos de homens vivos com escopo moral. “Da mesma forma, infelizmente, são muitos os que já partiram do plano terrestre deixando rastros, sinais e marcas de um caráter precioso e afirmativo”, avaliou.

Nesse rol, Savi disse que está o gaúcho Ricardo Daltrozo nascido em Júlio de Castilhos (RS) no início do século passado (1904). Ele é filho de agricultores e desde cedo habituou-se aos labores do campo. Em 1931, casou-se com Maria Dall’Aglio, com quem teve onze (11) filhos. Daltrozo Iniciou na atividade agrícola cultivando uma área de 28 hectares de terra no distrito de Boa Vista do Cadeado (hoje município do mesmo nome), então pertencente ao município de Cruz Alta – RS.

Nos anos 70, dois filhos de Ricardo Daltrozo, orientados e incentivados pelo pai, tomaram a decisão de investir na coqueluche da época em termos de expansão da fronteira agrícola, a ocupação do cerrado mato-grossense. Ricardo adquiriu terras inóspitas no município de Primavera do Leste (à época Poxoréo).

Superada, com sacrifícios, a fase pioneira veio, como não poderia deixar de acontecer, a introdução da chamada agricultura empresarial com o cultivo da soja em larga escala.

De acordo com Mauro Savi, foi trabalhando no campo e sob o comando de Ricardo Daltrozo, que parte da família assumiu a sina pioneira e desbravadora do cerrado, marcando presença no progresso e no desenvolvimento socioeconômico de Primavera do Leste e de Mato Grosso.

Mais Informações
Secretaria de Comunicação da AL
Fones: 3901–6310/ 6283


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com