Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 15 de julho de 2005 20h56


Sérgio: comércio gera 45% dos empregos

Deputado relembra ícones da história econômica de Mato Grosso

MARIA NASCIMENTO / SECRETARIA DE IMPRENSA



O deputado Sérgio Ricardo está presidindo neste momento a Sessão Especial da Assembléia Legislativa na sede da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio) pelo Dia do Comerciante. Em seu discurso, Sérgio lembrou que a categoria é responsável por 45% dos empregos e da receita do estado e destacou a importância do setor para toda a cadeia econômica. Ele também relembrou pessoas importantes na construção da história econômica de Mato Grosso, ao citar ex-presidentes de Associações Comerciais na capital e interior.

Confira o discurso dele na ìntegra:
O nosso objetivo nesta noite, com essa solenidade é homenagear aqueles que geram mais de 45% da receita dos impostos no Estado de Mato Grosso. Aqueles que geram mais de 250 mil empregos diretos, sem contar os indiretos.

O que se espera do governo, são políticas que não sacrifiquem tanto, através da pesada carga tributária e que garantam o fim da concorrência desleal, praticada por aqueles que atuam livremente no mercado, na clandestinidade, sem pagar imposto algum.

Estamos hoje homenageando os comerciantes por que amanhã, dia 16, comemora-se o Dia do Comerciante, lei promulgada pelo Senador Café Filho, no dia 26 de outubro de 1.953.

Essa data homenageia também o baiano José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, um dos maiores economistas da sua época, patrono do Comércio do Brasil, título que ele recebeu por muito ter contribuído para a emancipação do comércio brasileiro do controle português.

Esperamos que essa homenagem que fazemos à personalidades que se destacaram no setor, seja extensiva a todos aqueles que estão garantindo emprego e participando no progresso deste estado.

Gostaria de lembrar alguns grandes comerciantes de Mato Grosso, e através deles, estender à homenagem a todos aqueles que contribuíram para que Mato Grosso fosse o que é hoje.

Nossa homenagem à Manoel Escolástico Virgínio, Fenellon Muller, José Joaquim de Souza Vieira Gomes, Manoel Miraglia e Vasco Roiz Palma. Eles presidiram no período de 1912 à 1955, a Associação Comercial de Cuiabá, uma das mais antigas entidades de classe do Brasil.

Vamos relembrar também outros pioneiros, como José Haddad, Azis Boabaid, Waldo Olavarria, Aristides Pompeu de Campos, Toufic Affi, Miguel Mansurl Bumlai, Antonio Jacob, dentre outros...

O mundo que os senhores representam, é o mundo do trabalho, da produção, da construção, da geração de emprego, renda e bem-estar da população.

Mais Informações:
Secretaria de Imprensa
613-2553


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com