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Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 10 de janeiro de 2005 10h27


DEFENSOR DA DISTRIBUIçãO IMEDIATA DO GáS NATURAL PARA USO VEICULAR, DOMéSTICO, COMERCIAL E INDUSTRIAL, O DEPUTADO ESTADUAL SéRGIO RICARDO (PPS) INFORMOU QUE NA PRIMEIRA SESSãO LEGISLATIVA DE 2005 VAI REAPRESENTAR O PROJETO DE LEI QUE PROPõE A REDUçãO DO IPVA PARA OS VEíCULOS QUE FIZEREM A CONVERSãO DOS MOTORES PARA O GáS NATURAL...

Sérgio Ricardo defende redução de IPVA

Proposta do deputado visa fomentar o mercado, aumentar a demanda pelo produto e gerar novos postos de trabalho

ASSESSORIA DE GABINETE / ALMT



Defensor da distribuição imediata do gás natural para uso veicular, doméstico, comercial e industrial, o deputado estadual Sérgio Ricardo (PPS) informou que na primeira sessão legislativa de 2005 vai reapresentar o projeto de lei que propõe a redução do IPVA para os veículos que fizerem a conversão dos motores para o gás natural.

A proposta do parlamentar é pertinente em razão do início da distribuição do gás natural para uso em veículos ainda este ano. “Em breve, postos de combustíveis em Cuiabá e Várzea Grande estarão operando com bombas a gás natural para abastecer veículos movidos a essa fonte de energia econômica e não poluente. Estamos na iminência de assistirmos a um grande impacto na economia local em decorrência da distribuição do gás natural e seu uso veicular, doméstico, comercial e industrial”, diz.

Este novo produto oferece inúmeras vantagens - entre elas a economia e o aumento da vida útil do motor - mas uma delas, por sua grande importância ecológica, merece destaque. Os veículos movidos a gás natural são incomparavelmente menos poluentes que os automóveis movidos a gasolina, álcool ou diesel. Especialistas afirmam que a redução da emissão do monóxido de carbono na atmosfera chega a 70%.

Segundo Sérgio Ricardo, esta é, por si só, uma motivação suficientemente forte para justificar a redução da alíquota do IPVA, incentivando os proprietários a procederem à instalação do Kit Gás, aderindo ao novo combustível. A idéia é tornar prática a lógica de que quanto maior a frota de veículos rodando com o GNV, maiores serão os benefícios para o meio ambiente e a saúde das pessoas.

“Cabe ao Estado começar a pensar desde já na criação de um programa de incentivo abrangente, do qual a redução da alíquota do IPVA não pode ser excluída, para estimular o uso cada vez maior do gás natural em todos os setores”, defende o parlamentar.

De acordo com o deputado, “a redução da alíquota aumentará ainda mais o interesse pelo uso do gás natural, que vai fomentar o mercado, aumentar a demanda pelo produto e gerar novos postos de trabalho”.

O parlamentar explica que, esse tipo de redução já foi adotado, por exemplo, no Rio de Janeiro, onde os veículos que utilizam o GNV pagam uma alíquota de IPVA de apenas 1% contra 3 a 5% dos veículos movidos a outros combustíveis.

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