Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 15 de outubro de 2007 10h15


“DURANTE TODA A SEMANA PROMOVEMOS EVENTOS NOS BAIRROS CARENTE DA CAPITAL EM COMEMORAçãO AO DIA DAS CRIANçAS. TENTAMOS DEVOLVER A CADA UMA DELAS O QUE LHES FOI TIRADO PELAS DIFERENçAS SOCIAIS, PELA FALTA DE OPORTUNIDADES E DE VIVER DE FORMA DECENTE. NOSSO OBJETIVO FOI DAR ATRAVéS DE UM BRINQUEDO OU DOCE UM POUCO DO NOSSO CARINHO E DEMONSTRAR NOSSA PREOCUPAçãO COM àQUELES QUE SãO

Sérgio Ricardo encerra Semana da Criança em Cuiabá

Crinças de bairros carentes participaram da extensa programação

ALANA CASANOVA / ASSESSORIA DA PRESIDÊNCIA



“Durante toda a semana promovemos eventos nos bairros carente da Capital em comemoração ao dia das crianças. Tentamos devolver a cada uma delas o que lhes foi tirado pelas diferenças sociais, pela falta de oportunidades e de viver de forma decente. Nosso objetivo foi dar através de um brinquedo ou doce um pouco do nosso carinho e demonstrar nossa preocupação com àqueles que são o futuro do nosso país”, frisou o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), durante a festa de encerramento da Semana da Criança, na rua Amapá, bairro CPA II, em Cuiabá.

O evento reuniu centenas de crianças e adolescentes dos bairros adjacentes e o momento de entretenimento marcou a conclusão do projeto ‘Tarde Feliz’, realizado pela Sala da Mulher da AL em parceria com diversas instituições e a iniciativa privada.

A coordenadora da Sala, Andréia Oliveira, disse que a idéia do projeto surgiu da necessidade em levar aos menos favorecidos melhores condições de vida, cidadania e lazer. “A iniciativa de comemorar a semana das crianças envolvendo várias instituições teve objetivo de levar um pouco mais de alegria àquelas crianças que já passam diariamente por vários tipos de dificuldades”, declarou.

Entre bolas, bonecas, doces, sucos e muita música, a alegria pairou no ar de um domingo atípico na Capital - já que há meses o calor não dava ´trégua´ aos mato-grossenses. Na manhã de domingo (14) as crianças foram presenteadas também pelo tempo nublado e quase chuvoso. “É um dia feliz sim, mas, nossas meninas e meninos têm muito ainda que conquistar, a começar pelos direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente”, expôs o Chefe do Legislativo. O projeto teve início no dia 07, na Igreja do Evangelho Quadrangular, no bairro do Porto. Em seguida, contemplou centenas de crianças da Creche Madre Palmira (bairro Cai-Cai); Obras Sociais Anália Franco (bairro Dr. Fábio II); Associação de Promoção Humana e Social do Grupo Boas Novas (bairro CPA IV) e após presentear mais de 500 crianças o encerramento aconteceu nesse domingo (14), na Capital.

“Estou muito feliz porque ninguém tinha vindo aqui antes só para dar presente para gente. Alguém lembrou de nós e graças ao deputado Sérgio Ricardo hoje fizemos uma grande festa e ganhamos vários presentes”, disse Pedro Maciel de Campos, de 14 anos, morador do bairro Cidade Alta, que participou do último dia do ´Tarde Feliz´.

DIREITOS - Desde 20 de novembro de 1959, quando a Assembléia Geral das Nações Unidas divulgou a ‘Declaração dos Direitos da Criança’ ficou estabelecido em seu artigo 1º que: toda criança, sem exceção, sem discriminação de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição, terão todos os seus direitos assegurados.

Entre eles estão o direito à vida, a crescer com saúde, educação, identificação, alimentação, recreação, habitação, amor, compreensão. Elas devem trabalhar somente a partir dos 16 anos, não ser explorada, de nenhuma forma, ter proteção total contra atos que possam suscitar discriminação racial, religiosa ou de qualquer outra natureza. Dados mostram que atualmente 19% da população mato-grossense não tem se quer registro civil, isso significa que mais de 532 mil habitantes estão vivendo em sub-condições, por não serem reconhecidos como cidadãos. E, o fato mais grave é que desse total praticamente a metade são crianças e adolescentes.

“Temos a obrigação, enquanto Poder Público e, principalmente, como cidadão, de buscarmos meios para garantir os direitos dessas crianças. Projetos como o Tarde Feliz´ servem também para isso, para lembrar que além do momento de recreação as ações devem começar, por exemplo, pelo ´simples´ registro - capaz de tirar tudo que lhe é de direito ou não. O futuro de cada uma delas depende da realidade vivida hoje” concluiu Sérgio Ricardo.

Mais informações:
Assessoria da Presiência
3901-6524


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com