Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 9 de setembro de 2008 10h33


COM A FINALIDADE DE CONSCIENTIZAR A SOCIEDADE SOBRE A IMPORTâNCIA DA COLETA, SEPARAçãO E DESTINAçãO CORRETA DE MATERIAIS RECICLáVEIS, O PRESIDENTE DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, DEPUTADO SéRGIO RICARDO (PR), APRESENTOU UM PROJETO DE LEI CRIANDO O ‘DIA ESTADUAL DA RECICLAGEM’, EM TODO O ESTADO DE MATO GROSSO. O DIA ESCOLHIDO, SEGUNDO SéRGIO RICARDO, é 05 DE JUNHO. NESSA DATA é COMEMORADO O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, DESDE 1972. O PARLAMENTAR LEMBRA QUE Há 37 ANOS, EM ESTOCOLMO/SUéCIA, ACONTECEU A REALIZAçãO DA PRIMEIRA CONFERêNCIA DAS NAçõES UNIDAS SOBRE O MEIO AMBIENTE.

Sérgio Ricardo quer Dia Estadual da Reciclagem

Entre os meses de janeiro e julho deste ano, Mato Grosso retirou do meio ambiente 3,18 mil toneladas - 21,89% do lixo de todo o Brasil

ELZIS CARVALHO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Com a finalidade de conscientizar a sociedade sobre a importância da coleta, separação e destinação correta de materiais recicláveis, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), apresentou um projeto de lei criando o ‘Dia Estadual da Reciclagem’, em todo o Estado de Mato Grosso.

O dia escolhido, segundo Sérgio Ricardo, é 05 de junho. Nessa data é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, desde 1972. O parlamentar lembra que há 37 anos, em Estocolmo/Suécia, aconteceu a realização da primeira conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente.

De acordo com o parlamentar, a celebração dessa data estabelece uma nova alternativa de ação à preservação do ecossistema. Para ele, a reciclagem pode ser considerada um dos melhores meios para manter a capacidade do meio ambiente de se regenerar.

Dados do IBGE, de 2007, apontam que Cuiabá possui uma população estimada em 526 mil e 831 habitantes. “Isso significa que cada pessoa produz cerca de 850 gramas de lixo por dia. Por isso, a reciclagem é a única forma de aproveitar pelo menos parte desse lixo e convertê-la em benefícios à população”, explicou Sérgio Ricardo.

O parlamentar, em sua justificativa, disse que entre os meses de janeiro e julho deste ano, Mato Grosso retirou do meio ambiente 3,18 mil toneladas - 21,89% das 14,55 mil toneladas recolhidas em todo o país. O Estado de São Paulo, embora lidere a estrutura de reciclagem, com 80 unidades de coleta contra 22 em Mato Grosso, fica em terceiro lugar na lista (13,9%), atrás do Paraná (17,5%).

“A reciclagem é uma das formas para sensibilizar a opinião pública à preservação do meio ambiente. É também um dos meios de evitar o desgaste dos recursos naturais, além é claro de promover a geração de emprego e renda. Está acessível a todos, podendo se tornar um hábito pessoal, familiar e comunitário”, afirmou Sérgio Ricardo.

Mais informações:
Secretaria de Comunicação Social
Fone: 3901-6310


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com