Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 22 de março de 2005 10h59


Sérgio Ricardo quer Programa de Saúde nas escolas

ADRIANE RANGEL / SECRETARIA DE IMPRENSA



O poder público estadual utilizará sua própria estrutura de saúde, podendo ajustar convênios com instituições ou iniciativa privada para garantir a realização de exames oftalmológicos e auditivos em crianças matriculadas na rede pública de ensino. Essa é a realidade que o deputado Sérgio Ricardo (PPS) espera ver na rede pública de ensino já no próximo ano letivo.

O projeto de Lei do socialista cria o Programa Estadual de Consultas Oftalmológicas e Audiológicas nas escolas públicas da rede estadual e além de beneficiar alunos com a realização de exames garantirá a entrega gratuita de óculos e aparelhos auditivos.

A conclusão é que o desempenho do aluno pode ficar comprometido quando não são diagnosticadas doenças que afetam a visão e a audição, especialmente entre sete e 12 anos.

“Posteriormente, a cada ano de vida fica cada vez mais difícil equilibrar bom desempenho educacional com tratamentos eficientes no combate a doenças. Exames preventivos são essenciais para que a criança possa ter uma visão perfeita e um desenvolvimento saudável", alertou o deputado.

Para o presidente da Associação Médica de Mato Grosso, João José Matos, a criança com nota baixa na escola não significa, que ela é preguiçosa ou desestimulada. Ele entende que até os oito anos de idade, acontece o desenvolvimento total da visão e muitas crianças apresentam problemas que não são tão simples de serem identificados e uma triagem nas escolas é importante.

“É necessário atender a população carente, o Estado não tem esse tipo de exames gratuitos e muito menos doação de aparelhos auditivos. As pessoas de baixa renda que não têm condições de pagar pela consulta no médico particular, Parabenizo o parlamentar pelo projeto”, ressaltou o presidente da Associação Mato-grossense de Otorrinolaringologia, Alonso Alves Filho.

De acordo com a médica, Kenia Brandão Vasconcelos, que atende no seu consultório somente criança, explicou uma criança que precisa, mas não usa os óculos, está sendo prejudicada em sua capacidade de aprendizado e em sua forma de observar as coisas ao seu redor e o desenvolvimento dela fica comprometido.

“Acredito que a idéia de implantar consultas gratuitas nas escolas públicas é de suma importância, mas sugiro que a prevenção seja feita desde a pré-escola”, salientou a presidente da Associação Mato-grossense de Oftalmologia Maria Regina Vieira Marques.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553/ 613-2597/ 9952-1211/ 9603-0580


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com