Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 6 de fevereiro de 2006 13h43


Sérgio Ricardo viabiliza recursos para Terra Nova

Deputado apresenta emenda para construção de quadra poliesportiva coberta e asfaltamento para várias ruas do município

JOSÉ LUIS LARANJA / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



O deputado Sérgio Ricardo (PPS) apresentou uma emenda no valor de R$ 200 mil para o município de Terra Nova do Norte para a construção de uma quadra poliesportiva coberta, no bairro Vista Alegre. “Além de sediar eventos esportivos, a quadra vai propiciar incentivos de iniciação ao esporte, principalmente às crianças que gostam da prática”, explicou o parlamentar.

Emancipado há 19 anos, o município vive economicamente da pecuária e bacia leiteira. Para este ano, Sérgio Ricardo já encaminhou pedido à Secretaria Estadual de Infra-estrutura solicitando a construção de 100 casas para famílias de baixa renda através de recursos do Fethab.

O parlamentar solicitou também o asfaltamento de 7,5 quilômetros no perímetro que preferencialmente, necessita ser feito as seguintes localidades de Terra Nova: avenidas 12 de Abril e dos Pioneiros, e nas ruas Três Passos, Teotônio Vilela, Ceará, Olavo Bilac, Porto Alegre, Marcos Freire e Princesa Isabel. Sérgio Ricardo encaminhou ainda ofício pedindo 30 mil litros de óleo diesel para atender as obras de manutenção das rodovias MT-419 e MT-208.

História – Segundo dados da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), a formação histórica do nome de Terra Nova do Norte vem da migração de sem-terras da região gaúcha de Nonoai, Planalto, Tenente Portela, Miraguaí e Guarita.

Expulsos das terras indígenas kaingang, os posseiros foram atendidos pelo estado do Rio Grande do Sul, juntamente com o governo federal, em 1978. A solução encontrada foi levar os desabrigados para a região do futuro em Terra Nova do Norte, em Mato Grosso.

O trabalho de abertura prévia da região, preparação das infra-estruturas e transporte nos primeiros dias foi confiado à Cooperativa Agrária de Canarana, com sede em Canarana. Foram destinados 435 mil hectares de terras para os assentamentos e a Coopercana abriu 1.062 lotes em 9 agrovilas.

A precariedade do lugar de abertura e o clima ainda estranho dificultaram os primeiros dias de migração, tumultuada pela pressa do socorro. A BR-163, única via de acesso, se encontrava então em fase de abertura.

O núcleo central dos assentamentos tomou a denominação de "Terra Nova", para mostrar o ambiente de novidade dos assentamentos: a região amazônica. Era uma descoberta que se processava. O termo "Norte" servia para distinguir a cidade nova, em formação, de outros municípios já criados nos Estados de Pernambuco e Bahia.

O município de Terra Nova do Norte foi criado em 13 de maio de 1986, através da Lei Estadual nº 4.995, com território desmembrado do município de Colider.

Mais informações:
Secretaria de Comunicação da Assembléia Legislativa
Fones: 3901-6310/6283


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com