Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 18 de janeiro de 2005 17h49


O DEPUTADO ESTADUAL SéRGIO RICARDO (PPS) SEGUIRá NOS PRóXIMOS DIAS à BAHIA PARA CONHECER O AVANçADO ESTáGIO DE DISTRIBUIçãO E USO DO GáS NATURAL. NOS DIAS 24 E 25 PRóXIMOS, O PARLAMENTAR TEM REUNIõES AGENDADAS COM A DIRETORIA DA BAHIAGáS E COM O SINDICATO DOS TAXISTAS DAQUELE ESTADO...

Sérgio Ricardo visita 3º maior estado consumidor

REDAÇÃO / ASSESSORIA DE GABINETE



O deputado estadual Sérgio Ricardo (PPS) seguirá nos próximos dias para a Bahia para conhecer o avançado estágio de distribuição e uso do gás natural naquele estado. Nos dias 24 e 25 próximos, o parlamentar tem reuniões agendadas com a diretoria da Bahiagás e com o Sindicato dos Taxistas daquele Estado.

“A Bahia está em terceiro lugar entre os estados que mais consomem o gás natural, perdendo apenas para São Paulo e Rio de Janeiro. O uso desta fonte já ocorre em escala bem adiantada tanto nos setores automotivo e industrial quanto comercial e residencial”, informou Sérgio.

Em toda a Bahia, são produzidos 5,5 milhões de m³/dia de gás natural. E são trazidos mais 1 milhão de m³/dia de Sergipe. Estima-se que no Brasil, o gás natural seja responsável por 8% da matriz energética, enquanto na Bahia, a participação do gás está na faixa dos 16%.

Em termos gerais, a Bahia tem um importante consumo de gás natural em indústrias: 95% de todo o GN distribuído pela Bahiagás tem como destino as indústrias localizadas principalmente no Pólo Petroquímico de Camaçari e no Centro Industrial Aratu.

Segundo informações de Sérgio Ricardo, “no setor automotivo, de 1996 a 2004, a conversão para GNV cresceu anualmente a uma taxa média de 98%, levando o Brasil a ocupar o segundo lugar no ranking de países com o maior número de veículos a GNV.

Só na Bahia, cerca de 30 mil veículos já foram convertidos para o uso do gás natural veicular, inclusive os táxis. O estado já possui 28 pontos de abastecimento, dos quais, 20 são em Salvador. A perspectiva é de que em 2005 no mínimo mais 7 postos comecem a comercializar o GNV”.

Defensor da distribuição imediata do gás natural para uso automotivo, o parlamentar disse que isso é possível através da distribuição virtual, que independe da construção de canalização subterrânea. “Muitos postos em Salvador são abastecidos através de caminhões que transportam até 5 contêineres com capacidade de 1.500 metros cúbicos cada um. A carga e descarga é feita com rapidez e vários postos são abastecidos no mesmo dia”, disse o deputado.

“Através da distribuição virtual podemos começar a ofertar gás imediatamente para uso e benefício de segmentos como o dos taxistas, como já ocorre em Salvador”.

A distribuição residencial e para edifícios também já é considerável. Hoje com 30 edifícios contratados, a Bahiagás espera firmar contrato com cerca de 125 novos condomínios, dos quais 70 já serão atendidos ainda em 2005. Isto representa 4 mil unidades residenciais contratadas pela Companhia, das quais 1.600 serão clientes ativos até o final de 2005.

Salvador está sendo abastecida por uma rede de distribuição já implantada nas principais avenidas da cidade. O gás também chegou em alguns bairros da capital e já está sendo usado em residências. Há grande perspectiva do aumento do consumo residencial em razão de um importante programa de incentivo ao uso do gás natural nas residências. “Lá, até dezembro de 2005 quem quiser usar o gás para consumo residencial vai receber de graça toda a instalação” informou o deputado.

Segundo Sérgio Ricardo “esta visita à Bahia será muito importante porque terei a oportunidade de ver in loco esta grande revolução que está ocorrendo naquele estado do nordeste em razão da distribuição e uso do gás natural. Trarei de lá muitas informações que serão úteis para acelerar a viabilização da distribuição do gás em Cuiabá e Várzea Grande. Tenho certeza que está próximo o dia em que hospitais, shoppings centers, hotéis e indústrias estarão funcionando à base desta importante fonte de energia, barata, econômica e ecologicamente correta” finalizou o parlamentar.

Da Assessoria de Gabinete
Maiores Informações: 613-2546


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com