Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 30 de outubro de 2002 00h00


SERVIçO DE RESGATE SERá IMPLANTADO NAS ESTRADAS

Serviço de resgate será implantado nas estradas

PRF, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Saúde firmam parceria

HAROLDO ASSUNÇÃO / ALMT



Na reunião com o secretariado, realizada na manhã desta quarta-feira (30), o presidente da Assembléia Legislativa - e governador em exercício -, deputado Humberto Bosaipo (PL), cobrou do secretário de Saúde, Júlio Muller, e do comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Cel. BM Paulo Fernando Bello Freire agilidade na implantação do serviço de resgate de acidentados nas rodovias de Mato Grosso, que será operacionalizado através de parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Dentro de aproximadamente vinte dias, deverá estar funcionando a primeira unidade móvel do serviço, na serra de São Vicente - onde ocorre o maior número de acidentes automobilísticos nas estradas do estado, conforme estatísticas da PRF. Segundo informou o coordenador operacional do Sistema Integrado de Atendimento a Traumas e Emergências (Siate), Ten. Cel. BM Arilton Azevedo Ferreira, a implantação do serviço depende apenas do treinamento de recapacitação que será ministrado aos patrulheiros da PRF a partir do próximo dia 04.

Além de um enfermeiro especializado em primeiros socorros e de técnicos em pronto-socorrismo da Secretaria de Saúde e do Corpo de Bombeiros, o curso será ministrado também pelos médicos Wagner Marcondes e Gunter Pimenta, ambos especialistas em traumas do Siate. Além das aulas teóricas, os patrulheiros também farão estágio nas unidades móveis.

Terminado o curso, o serviço será imediatamente operacionalizado. Para tanto, a PRF irá ceder uma viatura de resgate e um patrulheiro a cada turno de trabalho. O Corpo de Bombeiros vai ceder um equipamento denominado “desencarcerador” - usado para cortar ferragens e possibilitar a retirada das vítimas de acidentes - e dois pronto-socorristas por turno. Já a Secretaria de Saúde irá fornecer material de consumo - gaze, ataduras, colar cervical, entre outros.

Posteriormente, o serviço deverá ser estendido a todo o estado. Conforme o inspetor da PRF, João Agostinho Neto, outras unidades de resgate em breve prestarão atendimento em Rondonópolis, Cáceres, Sorriso e Barra do Garças. Para isso, já há inclusive previsão no orçamento daquela corporação.

SUPORTE AVANÇADO - O diretor operacional do Siate também adiantou que o Corpo de Bombeiros está desenvolvendo ações para melhorar a qualidade dos serviços. Será implantado um posto avançado no Pronto Socorro da capital, a fim de diminuir o tempo de inatividade das viaturas. “Desta forma, um pronto-socorrista irá receber as vítimas e encaminhar o atendimento no Pronto-Socorro, liberando a unidade móvel mais rapidamente para o processo de desinfecção e a volta ao serviço”, informou.

Além disso, em breve a corporação deverá abrir concurso público para o ingresso de dez médicos especializados em traumas que prestarão o serviço de suporte avançado nas unidades de resgate - todas estão equipadas com os recursos de “UTI móvel”, mas faltam ainda os especialistas para prestar o atendimento.

Secretaria de Imprensa
Haroldo Assunção


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com