Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 7 de julho de 2005 16h55


O SUPLENTE DE DEPUTADO ESTADUAL E CANDIDATO A PREFEITO DERROTADO EM ARAPUTANGA (330 KM DE CUIABá) SIDNEY SALOMé (PMDB), ANUNCIOU QUE DEVE CONCORRER NOVAMENTE A VAGA, CASO A JUSTIçA ELEITORAL CONSIDERE A REALIZAçãO DE OUTRA ELEIçãO...

Sidney Salomé cobra rigidez da Justiça em eleições

O pemedebista Sidney Salomé avisa que sairá candidato novamente a prefeito assim que a Justiça Eleitoral deliberar nova disputa, e cobra atuação judiciária mais rígida no município

FERNANDA BORGES / SECRETARIA DE IMPRENSA



O suplente de deputado estadual e candidato a prefeito derrotado em Araputanga (330 Km de Cuiabá) Sidney Salomé (PMDB), anunciou que deve concorrer novamente a vaga, caso a Justiça Eleitoral considere a realização de outra eleição. Para tratar de assuntos referentes ao partido, o suplente esteve na tarde de hoje (07.07) reunido com o presidente da Assembléia Legislativa, Silval Barbosa (PMDB). Na ocasião, Salomé aproveitou para anunciar suas pretensões políticas e pediu apoio de Barbosa para a investida.

Esta será a segunda eleição para prefeito este ano. A primeira foi no Vale de São Domingos. Na ocasião, foram eleitos Vano Batista para prefeito e Shiguemito Sato para vice. Entretanto, a disputa foi anulada um mês após a divulgação do resultado sob a acusação de compra de voto por parte dos candidatos eleitos. Na última semana foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral a compra de votos. Caso ele não apresente um embargo e o processo transite em julgado, o Tribunal Regional Eleitoral terá, no máximo, 40 dias para realizar nova eleição.

A denúncia foi feita pela coligação encabeçada por Salomé, que culminou na análise de outras 15 candidaturas de vereadores e suplentes que hoje estão sob investigação.

Salomé destaca a urgência na resolução do imbróglio. “Não é a primeira vez que isso acontece na cidade. A Justiça Eleitoral tem de se fazer presente com veemência em Araputanga”, explicou.

Atualmente o município vem sendo administrado pelo presidente da Câmara Municipal, Divino Rodrigues dos Santos (PP). Porém, o PT, legenda que fez parte do arco de aliança em prol da candidatura de Salomé, pediu a cassação de Divino, também sob acusação de compra de votos. “Queremos uma eleição limpa e justa. No dia 01 de agosto, quando a Justiça Eleitoral retorna do recesso, vamos cobrar uma data para a realização da nova eleição”, disse.

Com o recesso no judiciário, o candidato espera que até outubro o novo pleito aconteça. Salomé, que é quarto suplente de deputado estadual, obteve 45,77% dos votos válidos contra 54,22% de Vano José Batista (PP). Na Assembléia Legislativa ele chegou a assumir entre dezembro de 2003 e março de 2004, no lugar de Nataniel de Jesus (PMDB), por meio de rodízio. Esta será a quarta disputa de Salomé em cinco anos de vida política, entre pleiteio para vereador, prefeito e deputado estadual pelo oeste de Mato Grosso.

Mais Informações
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613- 2553


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com