Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 9 de fevereiro de 2005 15h44


O PRESIDENTE DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, DEPUTADO SILVAL BARBOSA (PMDB), LAMENTOU O FALECIMENTO DO PADRE FIRMO PINTO DUARTE FILHO (76), OCORRIDO NA MANHã DESTA QUARTA-FEIRA (9). EM RECONHECIMENTO AO TRABALHO PRESTADO NO ESTADO PELO SACERDOTE, BARBOSA VAI APRESENTAR MOçãO DE PESAR, NA PRIMEIRA SESSãO ORDINáRIA, PRóXIMO DIA 15. A HOMENAGEM SERá ENCAMINHADA à FAMíLIA DO SACERDOTE...

Silval Barbosa anuncia Moção de Pesar

Homenagem póstuma ao falecimento do Padre Firmo será apresentada na primeira sessão ordinária, no próximo dia 15. Religioso será sepultado no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora nesta quinta-feira, às 17 horas

ITIMARA FIGUEIREDOSECRETARIA DE IMPRENSA / ASSE



O Presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa (PMDB), lamentou o falecimento do padre Firmo Pinto Duarte Filho (76), ocorrido na manhã desta quarta-feira (9). Em reconhecimento ao trabalho prestado no Estado pelo sacerdote, Barbosa vai apresentar Moção de Pesar, na primeira sessão ordinária, próximo dia 15. A homenagem será encaminhada à família do sacerdote, que foi reitor do Santuário Nossa Senhora Auxiliadora e diretor do Colégio São Gonçalo (CSSG) entre 1997 e 2002.

Padre Firmo faleceu por insuficiência cardíaca e respiratória quando dormia. O corpo está sendo velado no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, onde também será sepultado.

“Padre Firmo se tornou referência nos encontros religiosos em Cuiabá. Sua fé e devoção a Deus cativaram milhares de pessoas, que ao participarem dos seus encontros de oração encontravam conforto e esperanças para continuar lutando”, disse Silval, ao lembrar que o padre ensinou a importância dos elementos religiosos na vida das pessoas: fé, cultura e amor ao próximo.

Entre as diversas ações sociais e religiosas realizadas pelo pároco, que vivia na Residência Salesiana, está o Movimento de Cursílio – encontro de casais em busca de fé e devoção. Ele também reunia milhares de fiéis nas noites de quarta-feira para a celebração da novena Perpétua de Nossa Senhora Auxiliadora, da Renovação Carismática, realizada no Ginásio Poliesportivo São Gonçalo.

Firmo, um homem de fibra

Firme, fiel, de coragem e de luta. Padre Firmo, que nasceu em 16 de janeiro de 1928, em Cáceres, também significava uma pessoa constante, muito prática e com facilidade para exercer atividades em que precisasse se expressar verbalmente. O padre Firmo Pinto Duarte Filho foi reitor do Santuário Nossa Senhora de Auxiliadora e um dos sacerdotes mais estimados de Cuiabá, fez jus ao significado do nome escolhido pelo pai, o telegrafista Firmo Pinto Duarte, e sua mãe, a professora Maria Dimpina Lobo Duarte.

No dia 8 de dezembro de 1955 foi ordenado padre por Dom Francisco de Aquino Corrêa, então arcebispo de Cuiabá. Durante a solenidade de ordenação, Dom Aquino citou um pensamento em latim “Firmum est cor meum”, cuja tradução é “Meu coração está firme”. Entretanto, o arcebispo inverteu a ordem das palavras e, numa alusão ao novo padre, compôs o seguinte pensamento: “Firmo é o meu coração. Firmo é o coração de Dom Aquino”.

Por seis anos (1997-2001), Padre Firmo foi diretor do Colégio Salesiano São Gonçalo (CSG). De aluno a diretor, o sacerdote seguidor de São João Bosco, foi discípulo de Dom Aquino Correa. Padre Firmo foi uma das maiores provas de amor ao próximo e um exemplo de dedicação ao que fez.

Numa entrevista, padre Firmo avaliou a importância do ideal Salesiano e mencionou o desejo de erguer uma estátua de Dom Bosco em Chapada dos Guimarães.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553/ 613-2597/ 9952-1211-9603-0580


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com