Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 29 de outubro de 2002 00h00


SILVAL BARBOSA CRITICA CRITéRIOS PARA AMPLIAR RESERVAS

Silval Barbosa critica critérios para ampliar reservas

A ampliação de reservas indígenas é feita de maneira aleatória

MARIA LUIZA / ALMT



O deputado Silval Barbosa, do PMDB, está indignado com a falta de critérios quando o governo ampliar áreas indígenas no país, “basta apenas um decreto do ministro de Justiça, com total desconhecimento da realidade do estado e desrespeito a acordos anteriores entre o Incra e proprietários”.

Segundo um estudo do deputado, as decisões geralmente são tão absurdas e tratam da questão no varejo, “amplia-se aqui para resolver o problema de hoje, sem pensar nas conseqüências e nos direitos adquiridos e, esse ciclo vicioso vai se ampliando a cada dia”. Silval citou como exemplo a ampliação de uma área há mais de vinte anos, no município de Barra do Garças.

Naquela época o governo propôs aos proprietários uma outra área da União, localizada no norte de Mato Grosso, hoje Matupá, denominada Gleba Iriri. Entretanto, segundo as denúncias do parlamentar, nesses vinte anos o Incra não conseguiu documentar toda a área. “E para nossa surpresa, o Incra decidiu ampliar novamente outra área indígena e escolheu exatamente o Iriri, que já faz parte de um acordo proposto ou imposto pelo órgão na época para atender os que foram expropriados para a ampliação das reservas Pimentel Barbosa e Parabubure, em Barra do Garças”.

Segundo informações do deputado os índios Terenos já estiveram no local para ser se a região os agradava, “eles já possuem 16 milhões de hectares que vão de Marcelãndia em Mato Grosso a Altamira, no Pará, que entendo como suficientes para atender suas necessidades de sobrevivência”. Silval deixou claro que não tem absolutamente nada contra qualquer etnia, mas sim, contra as injustiças”.

Secretaria de Imprensa
Assessoria de Plenário
Maria Luiza


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com