Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 1 de agosto de 2005 15h39


A PEDIDO DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA O GOVERNADOR BLAIRO MAGGI GARANTIU DAR CONTINUIDADE AO PROCESSO DE INTERIORIZAçãO DA SAúDE EM MATO GROSSO. A AFIRMAçãO FOI DADA DURANTE A SOLENIDADE DE POSSE DOS NOVOS SECRETáRIOS...

Silval defende interiorização da saúde em MT

Durante a posse de secretários de governo, presidente Silval Barbosa cobrou a continuidade da interiorização da saúde e a regularização fundiária

ITIMARA FIGUEIREDO / ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PR



A pedido da Assembléia Legislativa o governador Blairo Maggi garantiu dar continuidade ao processo de interiorização da saúde em Mato Grosso. A afirmação foi dada durante a solenidade de posse dos secretários de Meio Ambiente, Marcos Machado; de Saúde, Agostinho Moro e de Desenvolvimento Rural, Cloves Vetoratto. No evento, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (1), no Salão Nobre do Palácio Paiaguás com a participação de diversas autoridades, o presidente do Legislativo, deputado Silval Barbosa (PMDB), pediu a continuidade do processo de interiorização da saúde no Estado, considerado um dos maiores desafios.

“O maior desafio é continuar o fortalecimento da interiorização da saúde em Mato Grosso”, disse Silval, ao avaliar como grande avanço a administração do ex-secretário de Saúde, Marcos Machado. Ele também reafirmou o empenho da Casa em aprovar medidas importantes ao crescimento do Estado.

Moro garantiu que as ações já implementadas na Saúde terão continuidade. “Vamos dar atenção especial a saúde básica e preventiva”, afirmou o secretário, ao destacar que a medida visa diminuir a demanda de pacientes nos grandes centros.

Entre as prioridades da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), segundo Machado, está a criação do Jardim Botânico de Mato Grosso. A proposta deverá ser encaminhada em breve ao Legislativo. O secretário chamou a atenção dos parlamentares sobre o projeto de Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE), que já está em tramitação no Parlamento. A matéria será amplamente discutida durante o I Fórum Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade que acontece de 3 a 5 de agosto, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

Na oportunidade, Silval argumentou sobre a necessidade de se fazer a regularização fundiária no Estado e sugeriu o trabalho em conjunto dos órgãos envolvidos. Ele pediu celeridade para resolver os problemas ambientais, principalmente na crise que afeta o setor madeireiro.

“Vamos trabalhar em conjunto para ter um Mato Grosso melhor”, afirmou o deputado João Malheiros. Para o deputado Joaquim Sucena, a transição no secretariado do governo não significa grandes mudanças. Mas, sim uma agilização das ações implementadas. “Além de aumentar o entrosamento entre as secretarias, o remanejamento vai facilitar a interlocução e criar mecanismos para manutenção do desenvolvimento de Mato Grosso”.

Manejo

Na solenidade, o governador antecipou que durante o I Fórum Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade deverá ser assinado um protocolo de intenções, que prevê o financiamento para a implantação dos manejos, pelo Banco do Brasil. “Acredito que esse seja o primeiro passo para estancar o desmatamento e possibilitar para que as pessoas tenham a rentabilidade do capital investido”.

O governador defendeu também a instituição de uma política ambiental única em Mato Grosso e que tenha respaldo na legislação federal. “É o maior desafio do momento”, afirmou Maggi, ao cobrar a implementação de educação ambiental no Estado.

Participaram do evento os deputados Pedro Satélite (PPS), João Malheiros (PPS), José Carlos do Pátio (PMDB), Humberto Bosaipo (PFL) e Sérgio Ricardo (PFL). Além desses, os secretários de Fazenda, Waldir Teis, de Educação, Ana Carla Muniz, da Casa Civil, Luiz Antonio Pagot, da Secitec, Flávia Nogueira, o senador Jonas Pinheiro, a deputada federal, Celcita Pinheiro e o presidente do Tribunal de Justiça, José Jurandir de Lima.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa da Presidência da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2510/ 9952-1211


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com