Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 6 de março de 2006 13h09


O PRESIDENTE DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, DEPUTADO SILVAL BARBOSA (PMDB), PARTICIPOU HOJE (06) DA SOLENIDADE DE ABERTURA DA JORNADA TéCNICA DA PECUáRIA E DEFENDEU QUE O INSTITUTO DE DEFESA AGROPECUáRIA (INDEA) E A EMPRESA DE PESQUISA, ASSISTêNCIA E EXTENSãO RURAL (EMPAER) FAçAM UM TRABALHO OSTENSIVO DE LEVAR INFORMAçãO AOS PRODUTORES DE TODO O ESTADO. A JORNADA VAI DURAR NOVE MESES, ATINGINDO 60 MUNICíPIOS, COM O OBJETIVO DE LEVAR INFORMAçãO SOBRE TECNOLOGIA NA CRIAçãO DE GADO DE CORTE PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE E MELHORAR A COMPETITIVIDADE...

Silval participa de evento em defesa da pecuária

A Jornada vai durar nove meses, atingindo 60 municípios do Estado

VALÉRIA CRISTINA / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa (PMDB), participou hoje (06) da solenidade de abertura da Jornada Técnica da Pecuária e defendeu que o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) e a Empresa de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) façam um trabalho ostensivo de levar informação aos produtores de todo o Estado.

A Jornada vai durar nove meses, atingindo 60 municípios, com o objetivo de levar informação sobre tecnologia na criação de gado de corte para aumentar a produtividade e melhorar a competitividade dos produtores mato-grossenses. Mas mesmo destacando a importância desse trabalho, Silval frisa ser salutar também que Indea e Empaer mantenham uma atividade contínua e ininterrupta de esclarecimento, principalmente com os pequenos produtores.

O deputado lembrou que 45% do rebanho de Mato Grosso estão nas mãos de pequenos produtores e por isso é tão importante garantir que eles tenham informação suficiente para saber o que fazer para ter maior lucratividade e obter melhor qualidade do produto. “Os pequenos têm menos acesso à informação”, ressaltou Silval.

Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Cloves Vettorato, a Jornada Técnica da Agropecuária foi idealizada pelo governo para levar informação e tecnologia a todo o Estado. “Não vamos resolver com isso 100% dos problemas, mas queremos estabelecer um novo patamar de qualidade e produtividade”, explicou.

A Jornada está sendo coordenada pelo médico veterinário, consultor em pecuária de corte, Zeno Antonio Albert. Ele destacou que a pecuária atravessa uma crise grande e muito disso se deve à falta de tecnologia. O Brasil é um dos maiores exportadores de carne bovina, mas peca por qualidade, como disse ele. “Precisamos ter uma mercadoria melhor para atingir um maior mercado. Nosso objetivo é levar ao produtor as inovações dessa área. Queremos atingir 5 mil participantes, entre pecuaristas e administradores de fazendas”, salientou.

A equipe que compõe a Jornada vai passar por 12 municípios de Mato Grosso a cada semana fazendo um trabalho intensivo de falar sobre tudo na pecuária, desde alimentação dos animais, manejo da reprodução, melhoramento genético, até sanidade. O evento vai de março a dezembro.

Mais informações:
Secretaria de Comunicação Social da Assembléia Legislativa
3901-6283/3901-6310


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com