Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 13 de junho de 2005 10h37


O PRESIDENTE DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, DEPUTADO SILVAL BARBOSA (PMDB) PARTICIPOU DA OUTORGA DA “MEDALHA DE MéRITO DESEMBARGADOR JOSé DE MESQUITA”, NO TRIBUNAL DE JUSTIçA DE MATO GROSSO, CONCEDIDA AO MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, GILMAR MENDES E AO PRESIDENTE DA ENTIDADE, NELSON JOBIM, NA SEMANA PASSADA...

Silval prestigia homenagens no Tribunal de Justiça

Presidente e ministro do STF, Nelson Jobim e Gilmar Mendes, respectivamente, foram agraciados. Maggi e Silval serão os próximos homenageados

ITIMARA FIGUEIREDO / ASSESSORIA DA PRESIDÊNC



O Presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa (PMDB) participou da outorga da “Medalha de Mérito Desembargador José de Mesquita”, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, concedida ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes e ao presidente da entidade, Nelson Jobim, na semana passada. A homenagem é um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Justiça mato-grossense. Jobim destacou a importância dos três Poderes trabalharem em sintonia.

“Nos sentimos gratificados pela oportunidade em poder prestar essa homenagem. O ministro Gilmar, que é filho da Terra, cultua e divulga o Direito. E o presidente Jobim merece essa medalha pelos trabalhos que desenvolve a frente do Judiciário Nacional, que beneficia a todos os cidadãos”, disse o presidente do TJ/MT, desembargador José Jurandir de Lima.

Ele destacou ainda que vai indicar a honraria ao presidente do Legislativo e ao governador Blairo Maggi (PPS). “Vou conceder uma comenda dessas ao governador e ao presidente da Assembléia. São homenagens justas e o Tribunal de Justiça analisa e reconhece todas as ações que o cidadão faz em prol de Mato Grosso”, informou Lima.

O ministro Gilmar Mendes, que é natural de Diamantino, disse que se sente orgulhoso por ser reconhecido como um mato-grossense que honra o Estado no Supremo Tribunal Federal. “Me sinto orgulhoso com essa homenagem”.

O deputado Silval destacou a atuação do STF na reforma do Judiciário. “Podemos ver claramente o avanço da Justiça em todo Brasil. E, aqui em Mato Grosso a Assembléia Legislativa trabalha em sintonia com o TJ para aproximar o Judiciário do cidadão”.

O presidente do STF disse que o reconhecimento da ação judiciária nacional estimula a desenvolver tarefas, funções e principalmente o estado de excelência do Tribunal de Mato Grosso. “É o reconhecimento da chefia do Supremo Tribunal Federal em relação a conduta do Judiciário Brasileiro”.

Reforma do Poder

O presidente do TJ declarou que é preciso otimizar ainda mais os trabalhos do Judiciário em Mato Grosso, embora a entidade ocupe o quarto lugar entre os melhores serviços do Brasil. “Pretendemos melhorar ainda mais”, afirmou.

Para o ministro Gilmar Mendes, a Justiça de Mato Grosso andou a passos largos com a ampliação do número de Varas e Comarcas e modernização da entidade. O TJ/MT tem um quadro diferente de outros estados. Alguns até mais adiantados economicamente. Ele ressaltou essa nova fase que passa a Justiça estadual, que segundo Mendes resulta da somatória de esforços do Judiciário, Executivo e Legislativo. “Esse entendimento que permite esses avanços”, disse.

Nelson Jobim também chamou a atenção para a implementação de ações que reduzam a morosidade no julgamento de processos. “É preciso fazer também com que as decisões sejam eficazes e cumpridas”.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa da Presidência da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2510/ 9952-1211


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com