Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Domingo, 28 de maio de 2006 20h22


O PRESIDENTE DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, DEPUTADO SILVAL BARBOSA (PMDB), SUGERIU QUE A MT 322 PASSE A SER RODOVIA FEDERAL NOVAMENTE, SOB PROJETO DE LEI N.7092/06 DE AUTORIA DO DEPUTADO FEDERAL, WELLINGTON FAGUNDES (PL). A PROPOSTA ALTERA A LEI Nº 5.917/73...

Silval propõe federalização da MT 322

Indicação do parlamentar vira Projeto de Lei na esfera federal

ALANA CASANOVA / ASSESSORIA DA PRESIDÊNCIA



O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa (PMDB), sugeriu que a MT 322 passe a ser rodovia federal novamente, sob Projeto de Lei n.7092/06 de autoria do deputado federal, Wellington Fagundes (PL). A proposta altera a Lei nº 5.917/73 - entroncamento da BR-163 ao entroncamento com as BR-242 e BR- 158, em Mato Grosso e se justifica pela alta produção agrícola da região norte do Estado.

O objetivo é minimizar os custos elevados da produção de grãos e da indústria madeireira, que tem o escoamento feito pela BR 163. “É necessário criar alternativas viáveis e que venham a desonerar o custo Brasil. Nossa proposta seria a inclusão no Plano Nacional de Viação, da MT-322, no segmento do entroncamento da BR-163, na cidade de Peixoto de Azevedo (MT) com o entroncamento das BR-242 e BR-158, em Vila Ribeirão Bonito (MT)”, justifica o deputado Wellington.

Com extensão de aproximadamente 553 km a antiga BR-080 atravessa transversalmente a Bahia, o estado Goiás e chega a Mato Grosso, passando por Peixoto de Azevedo, Sinop e Lucas do Rio Verde. Com a federalização a via diminuirá em dois mil quilômetros a distância até o Porto de Paranaguá.

“A MT-322 já foi federalizada quando era antiga BR-080. É uma importante via de escoamento para a produção de toda região. Nosso pedido ao deputado Wellington foi para locar recursos necessários para sua pavimentação, pois é logisticamente estratégica para o Estado, uma vez que liga Mato Grosso ao Porto de Itaqui, no Maranhão. Além disso, atinge diretamente mais de 46 milhões de habitantes do Nordeste”, disse o presidente da Assembléia Legislativa, Silval Barbosa (PMDB).

A federalização constitui-se uma alternativa viável para o escoamento da produção pelo Porto de Itaqui, no Maranhão, utilizando-se o terminal multimodal da Ferrovia Norte-Sul, em Porto Franco, também no estado do Maranhão. Com isto, cidades mato-grossenses que têm demonstrado grande potencial agrícola como Sorriso, Sinop e Lucas do Rio Verde terão a possibilidade de exportar a sua produção com menores custos.

NOVOS ACESSOS - Ao disponibilizar para estas cidades a opção do Porto de Itaqui, é possível economizar aproximadamente mil quilômetros por terra e cerca de 7 mil milhas marítimas para exportação para Europa. Além disto, trata-se de uma rodovia que já se encontra aberta e que, portanto, não representa nova ameaça ao meio ambiente. A inclusão no Plano Nacional de Viação da Rodovia Estadual MT-322 contribui, portanto, com este objetivo, no sentido que promoverá a integração de regiões que se apresentam hoje no isolamento, em face da precariedade das rodovias existentes na região.

Mais informações:
Secretaria de Comunicação AL
3901-6310 9201-7221


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com