Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 23 de janeiro de 2004 14h21


O PRIMEIRO-SECRETáRIO DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, DEPUTADO SILVAL BARBOSA (PMDB), ESTá SUGERINDO A REALIZAçãO DE UM SEMINáRIO EM MATO GROSSO, PARA QUE SEJAM DISCUTIDOS OS EFEITOS, QUE A ÁREA DE LIVRE COMERCIO DAS AMéRICAS (ALCA) EXERCERá NA ECONOMIA DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO, PRINCIPALMENTE, NOS CONTRATOS DE EXPORTAçãO ASSINADOS PELO ESTADO DE MATO GROSSO

Silval propõe seminário em MT para discutir ALCA

Impactos devem ser discutidos com segmentos organizados da sociedade, tendo como meta fomentar o encaminhamento de um fórum multidisciplinar

ASSESSORIA DE GABINETE / ALMT



O primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa (PMDB) está sugerindo a realização de um seminário em Mato Grosso para discutir os efeitos que a Área de Livre Comercio das Américas - Alca, exercerá na economia do Centro-Oeste brasileiro, principalmente, nos contratos de exportação do Estado. Nos últimos anos a Alca tem sido o “prato favorito” na mesa de negociação que envolve as relações internacionais brasileiras.

O parlamentar pretende convidar equipe do Ministério das Relações Exteriores para prestar esclarecimento de como a União está conduzindo as negociações e seus reais efeitos no volume de exportações de Mato Grosso.

Conforme o deputado, o tema deve ser aprofundado em Mato Grosso por vários motivos, mostrando que eles estão ligados ao quadro de estabilidade econômica do Estado. O parlamentar destaca que Mato Grosso tem autonomia para discutir o assunto uma vez que um balanço do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), aponta Mato Grosso como o primeiro classificado no ranking Brasil de arrecadação de ICMS, com mais de 34% de aumento em relação a 2002.

Pelo estudo, segundo o deputado, são grandes as possibilidades de abertura de novas frentes de divisas nos setores industrial, comercial, na agricultura e serviços. Na avaliação do parlamentar, os ajustes econômicos e o modelo de gestão implantado pelo atual governo são fatores determinantes para os parâmetros e avaliação do BNDES.

“Estamos buscando o amadurecimento político de Mato Grosso, não podemos acompanhar de longe os encaminhamentos sobre o tema sem antes discutirmos com os segmentos da sociedade. Um estado que é campeão em exportação de grãos e modelo de arrecadação de ICMS deve ter seu reconhecimento, nada mais justo que discutirmos os riscos e oportunidades de um assunto tão importante”, explica Silval.

Silval Barbosa estuda criar no âmbito da Assembléia a “Frente Parlamentar de Acompanhamento da Alca”, segundo o deputado, seu objetivo é incentivar discussões obre o tema e colocar Mato Grosso de forma efetiva e organizada na pauta de discussão do Congresso.

A principal missão da Frente de Acompanhamento da Alca será identificar oportunidades e riscos decorrentes de sua implantação, com enfoque em suas implicações socioeconômicas nas atividades regionais do Estado.

Mais Informações:
Assessoria de Gabinete
8111-5967


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com