Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 9 de junho de 2006 17h13


Silval se reúne com peemedebistas no interior

Presidente da AL em visita a Vila Rica, Porto Alegre e Confresa define estratégias do partido para as eleições 2006

ALANA CASANOVA / ASSESSORIA DA PRESIDÊNCIA



O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa (PMDB), cumpre agenda política em três cidades do Alto Araguaia acompanhado do ex-senador Carlos Bezerra e a deputada federal Teté Bezerra. As autoridades estão hoje (09) em Vila Rica (1.259 km a Nordeste de Cuiabá), onde se reúnem com lideranças municipais, filiados peemedebistas, sociedade civil organizada e sindicatos para discutir e definir as estratégias político-partidárias para as eleições 2006.

“Estávamos aguardando as definições nacionais para entender e estabelecer as diretrizes estaduais. Aqui em Mato Grosso muita coisa mudou e ainda vai mudar por causa da verticalização. O PMDB está trabalhando seu fortalecimento em todo Estado e está preparado para o processo eleitoral em todas as esferas”, diz o presidente do PMDB, deputado Silval Barbosa.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) voltou atrás na decisão de terça-feira (6), quando adotou uma interpretação das normas eleitorais que levaria ao engessamento das coligações partidárias nas próximas eleições. Na decisão de ontem, o tribunal decidiu estabelecer que, para esta eleição, valem as regras que vigoraram para as eleições de 2002 – partidos que não lançarem candidatos ao Palácio do Planalto ficam livres para fechar qualquer coligação nos estados.

Segundo informações do TSE as eleições 2006 acontecerão como em 2002: os partidos poderão fechar acordos locais contrários às coligações federais. Fica proibido apenas que partidos adversários na coligação nacional sejam aliados nos estados – adversários no topo da pirâmide eleitoral terão de seguir adversários também nas disputas regionais.

A restrição de terça-feira atingia, por exemplo, o PSDB, que planejava se coligar ao PFL na disputa pela Presidência, mas não necessariamente manter a mesma aliança nos estados. Também atrapalhava os planos do PMDB, que decidiu não lançar candidato à Presidência para ficar mais livre no plano estadual. O partido será competitivo na briga por 18 governos estaduais.

AGENDA - Silval Barbosa cumpre agenda amanhã (10), em Porto Alegre do Norte (1.125 km a Nordeste da Capital) e domingo (11) as autoridades estarão em Confresa (1.160 km a Nordeste de Cuiabá). Além de reuniões partidárias com as lideranças peemedebistas da região, o parlamentar recebe reivindicações dos municípios que direcionam suas ações parlamentar para encaminhamentos e indicações aos Governos Estadual e Federal.

Mais informações:
Secretaria de Comunicação AL
39016310/6283 ou 9201-7221


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com