Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 9 de maio de 2002 00h00


SOLENIDADE DA AL REVIVE MOMENTOS DE EMOçãO E ATé REIVINDICAçõES

Solenidade da AL revive momentos de emoção e até reivindicações

Além de Bosaipo, os ex-deputados André Bringesken e Paulo Moura também propuseram a concessão de comendas

MARIA NASCIMENTO / ALMT



Cerca de 500 pessoas prestigiaram a sessão solene de entregas de títulos de cidadão mato-grossense, realizada pela Assembléia Legislativa na noite de ontem (08), no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso. A sessão proposta pelo presidente da Casa, deputado Humberto Bosaipo foi transmitida ao vivo pela TV Assembléia, canal 36 da Multicabo, e será reprisada no mesmo canal às 20 horas do próximo sábado (11).

De acordo com o deputado Bosaipo, é “uma honra para Mato Grosso contar com cidadãos que adotaram esta terra como suas e que vêm contribuindo para o desenvolvimento do estado em várias áreas de atuação.“Em Mato Grosso, temos pessoas de todos os rincões de nosso extenso Brasil e até de outros países, que aportaram nestas terras com a esperança de aqui construírem seus futuros e os de suas famílias e assim o fizeram.

“Esse título de cidadão mato-grosssense é um reconhecimento do estado de Mato Grosso aos senhores que já eram mato-grossense de coração, pelos relevantes serviços prestados” .

A noite teve momentos de atrações com a apresentação da Orquestra e do Coral da UFMT, e, de reivindicações. Em uma delas uma das homenageadas, a artista plásticas Deusení Félix, fez questão de subir ao palco em sua cadeira de rodas e pedir às autoridades a construção de rampas de acesso aos portadores de deficiências.

O presidente do Sindicato Rural de Terra Nova do Norte, José Almir da Silva, destacou a situação produtiva do estado, "celeiro de produção de grãos", e fez questão de dividir seu título com outros dois mato-grossenses - o ex-governador Tasso Leite e o atual presidente da Famato, Zeca D´Vila.

O juiz federal Jéferson Schneider disse que o título é um gesto de “adoção” por Mato Grosso, aos que nele vivem “um ato de amor e de reconhecimento” aos que buscam a construção de uma sociedade mais justa (veja a íntegra do seu discursos neste site).

O presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre do Norte, Wolfgang Dankmar Gunther, ressaltou parte da história da região do Araguaia, frisando que “o Rio Araguaia foi conquistado pelo Araguaia”. Ele disse lembrar de vultos da história do desbravamento daquela região e citou “o grande navegador Antônio de Mello Bosaipo, que iniciou a conquista do Araguaia e hoje o seu filho (Humberto Bosaipo) faz o progresso”. Em tom de agradecimento e respeito ao estado que o adota, foi taxativo: “aqui cheguei há alguns anos, meus filhos e netos são mato-grossenses, eu tô fazendo a minha parte”.

Leila Conceição da Silva Boccoli, presidente do Tribunal Regional do Trabalho/MT, falou em nome dos homenageados em tom emocionado, “é uma dádiva viver em Mato Grosso”, (veja neste site a íntegra do seu discurso).

Compuseram a mesa da sessão solene presidida por Bosaipo, os deputados José Riva, René Barbour, Alencar Soares e André Bringsken, todos do PSDB, e, Serys Slhessarenko (PT), a presidente do TRT Leila Boccoli, o procurador Guiomar Teodoro Borges, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Rubens de Oliveira , O secretário- chefe da Casa Civil Maurício Magalhães e o embaixador da Alemanha, Uwe Kaestner.

Secretaria de Imprensa
Maria A. S. Nascimento


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com