Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 24 de outubro de 2003 14h20


Sorriso terá Delegacia Especializada da Mulher

Será a quarta Especializada em delitos contra a mulher no Estado. Cuiabá, Barra do Garças e Rondonópolis já oferecem o serviço

MARIA NASCIMENTO / SECRETARIA DE IMPRENSA



Atos de violência contra a mulher são registrados diariamente em todo o mundo. Em Mato Grosso não é diferente: agredidas quase sempre pelos próprios companheiros e dentro de casa, as mulheres sofrem e na maioria dos municípios mato-grossenses ainda convivem com o constrangimento de serem atendidas em delegacias e postos policiais cujos profissionais não são qualificados para esse tipo de atendimento, ou seja, na prática elas ficam sem denunciar por falta de apoio.

A realidade dessas mulheres será modificada, a partir de agora, pelo menos no município de Sorriso. Por articulação do deputado Mauro Savi (PPS), o governo acaba de sancionar e divulgar no Diário Oficial do Estado a criação de uma unidade especializada em delitos contra a mulher para aquele município.

De acordo com o deputado, a delegacia da mulher naquela região vai possibilitar que elas denunciem os seus agressores e que a justiça possa diminuir a impunidade nestes casos. Ele lembrou que o momento é oportuno, também, porque recentemente o tema foi tratado em nível nacional por uma telenovela brasileira o que levou à reflexão muitas mulheres que vêm sofrendo violência, mas temem represarias de seus agressores.

“A novela, ao tratar o tema, fez um trabalho de conscientização que, com certeza, resulta em aumento do índice de denúncias e a Delegacia da Mulher vai responder a esta nova expectativa”, afirmou.

Mauro Savi lembrou que a implantação de Delegacias Especializadas da Mulher responde a política de resgate dos direitos femininos implantados a partir da Constituição de 1988 que em seus artigos 5º, 226º e 227 integram o Brasil nos tratados e convenções internacionais dos direitos humanos da mulher, estabelecem obrigatoriedade do Estado de criar mecanismo para coibir a violência no âmbito da família e prevê a aplicação de punição severa nos casos de abuso e violência conta a mulher.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia legislativa
Fones: 613 2553 / 613 2597/ 9972 8390/ 9982 0261


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com