Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 8 de setembro de 2008 15h36


AS TAXAS PRATICADAS PELO DEPARTAMENTO DE TRâNSITO – MT (DETRAN) DEVERãO SER PARCELADAS, CONFORME PROJETO DE LEI, DE AUTORIA DO DEPUTADO SéRGIO RICARDO (PR), QUE TRAMITA NA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA. O PROJETO PREVê O PARCELAMENTO ADMINISTRATIVO DE TAXAS REFERENTES à EMISSãO DA CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAçãO (CNH) EXPEDIDA PELO óRGãO, A TODOS AQUELES QUE QUEIRAM GOZAR DO BENEFíCIO E QUE RESIDAM NO ESTADO DE MATO GROSSO.

Taxas do Detran deverão ser parceladas

Projeto de lei de autoria do presidente da AL deputado Sérgio Ricardo prevê parcelamento das taxas para aquisição da CNH

JOSÉ LUIS LARANJA / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



As taxas praticadas pelo Departamento de Trânsito – MT (Detran) deverão ser parceladas, conforme projeto de lei, de autoria do deputado Sérgio Ricardo (PR), que tramita na Assembléia Legislativa. O projeto prevê o parcelamento administrativo de taxas referentes à emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) expedida pelo órgão, a todos aqueles que queiram gozar do benefício e que residam no Estado de Mato Grosso.

De acordo com o Art.2°, o parcelamento será lavrado em Termo Específico a ser levado a efeito pelo Detran/MT, no qual incumbe a concessão, controle e administração do parcelamento, bem como as adequações sistêmicas que forem necessárias.

As taxas serão acumuladas em um único bloco acompanhada dos boletos bancários para pagamento, divididas em seis parcelas iguais e consecutivas, vencendo a primeira 30 dias após a solicitação de pagamento.

“Quanto ao aspecto legal, à iniciativa do Projeto, não ofende a qualquer dispositivo de lei, quer seja Federal ou Estadual, pois o que se pretende é tão somente viabilizar o pagamento das taxas referentes à CNH de forma parcelada atendendo, assim, o interesse social”, adianta o parlamentar.

Na opinião de Sérgio Ricardo, a carteira de habilitação é um documento importante aos motoristas, pois, a sua utilização não se presta apenas a comprovar a habilidade para dirigir. “Esse documento que abre as portas para a liberdade de locomoção, também vem sendo exigido para a contratação em diferentes empregos, como condição básica para que a pessoa seja contratada”, avalia.

No entanto, o parlamentar afirma que a CNH tem sido restrita para muitas pessoas, especialmente aquelas que têm baixo poder aquisitivo e ou desempregados. “A maioria da população tem reclamado do valor das taxas cobradas pelo Detran somado aos valores estipulados pelas auto-escolas e o projeto vai facilitar essas pessoas”, justifica ele.

Dados do Detran comprovam que para tirar a CNH ou então, fazer a sua renovação, o cidadão desembolsará R$ 200,00, respectivamente, para o pagamento das taxas da primeira CNH, exames médico e psicotécnico. “Além de ter que pagar as taxas de reexame, caso seja reprovado nos teste teórico ou prático e custos com auto-escola para realização de aulas práticas”, explica Sérgio Ricardo.

Mais informações:
Secretaria de Comunicação da AL
Fones: 3901-6310/6283


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com