Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 2 de abril de 2020 10h47


AGRICULTURA FAMILIAR

Thiago Silva pede que Estado compre produtos da agricultura familiar para doar durante pandemia

Deputado defende demandas dos pequenos produtores na ALMT

HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA / Gabinete do deputado Thiago Silva



Thiago Silva durante sessão plenária na ALMT.

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O deputado estadual Thiago Silva (MDB), preocupado com a saúde e a questão econômica neste momento de pandemia por Covid-19, tem apresentado algumas iniciativas em favor dos pequenos produtores. Por meio de projeto de lei 267/2020 e indicação, o parlamentar sugere que o governo do Estado crie um programa de aquisição de produtos da agricultura familiar durante o período de calamidade pública, com objetivo de fazer doações de alimentos as pessoas que mais precisam. 
O Estado deverá realizar compras emergenciais de produtos oriundos da agricultura familiar, da produção orgânica e agroecológica. Os feirantes têm cobrado o deputado e toda a Assembleia por conta da paralisação das feiras e o projeto apresentado por Thiago Silva vai ao encontro da demanda deles, pois o Governo compraria os alimentos dos feirantes dos 141 municípios. 
Segundo o parlamentar, essa ação irá estimular a economia dos pequenos produtores. “Com essa nova lei, o ganho também será do pequeno produtor, que venderá para o Estado e aumentará sua renda neste momento de poucas vendas. Além disso, o Estado dará alimentação de qualidade para quem está com dificuldades durante a pandemia”, disse Silva. Thiago defende na Assembleia Legislativa as demandas dos pequenos produtores e assentados de todas as regiões de Mato Grosso.


Gabinete do deputado Thiago Silva