Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 15 de setembro de 2003 18h31


EM ATENDIMENTO AO PEDIDO DO DEPUTADO ESTADUAL JULIANO JORGE (PL), O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIçA DE MATO GROSSO, DESEMBARGADOR JOSé FERREIRA LEITE, ESTEVE EM ALTA FLORESTA, ONDE AO CONSTAR IN-LOCO A CRíTICA SITUAçãO DA COMARCA QUE ESTá COM QUASE 14 MIL PROCESSOS EM ANDAMENTO, ANUNCIOU A INSTALAçãO DE MAIS DUAS VARAS CíVEIS, NUM PRAZO DE 60 DIAS...

TJ anuncia mais 2 Varas Cíveis em Alta Floresta

A conquista é uma reivindicação do deputado estadual Juliano Jorge

REDAÇÃO / ASSESSORIA DE IMPRENSA



Em atendimento ao pedido do deputado estadual Juliano Jorge (PL), o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador José Ferreira Leite, esteve em Alta Floresta, onde ao constar in-loco a crítica situação da Comarca que está com quase 14 mil processos em andamento, anunciou a instalação de mais duas Varas Cíveis, num prazo de 60 dias.

A informação foi dada pelo magistrado numa audiência onde o magistrado acompanhado do parlamentar, se reuniu com o juiz diretor do Fórum, Moacir Rogério Tortato, prefeito Romoaldo Júnior, de Alta Floresta, Geremias Bortolato, de Nova Monte Verde, Silda Koshemborger, de Apiacás, e outras lideranças regionais.

Ao chegar em Alta Floresta, no final da tarde de sexta-feira, o presidente do TJ já mostrava que tinha conhecimento da caótica situação no que se refere a número de servidores, em especial, juízes. Porém, não imaginava que o quadro fosse tão crítico como viu no documento apresentado pelo diretor do Fórum, Moacir Tortato, onde aponta que a Comarca de Segunda Entrância tem mais processos até mesmo que Diamantino, Tangará da Serra, que se iguala a Barra do Garças e se compara a Cáceres.

“A Comarca que já tinha em trâmite, 11.978 processos, registrou mais 2.995 só neste primeiro semestre”, informou Dr. Moacir também falando da necessidade do Fórum em melhorar a estrutura física.

O prefeito Romoaldo Júnior também expôs sua preocupação quanto à melhoria que precisa passar a Comarca e já colocou que a prefeitura de Alta Floresta está à disposição para resolver a situação. “Queremos ser parceiros no sentido de adequar o espaço físico e no caso de servidores, já fornecemos alguns, mas e necessário, destinaremos mais”, garantiu o administrador.

O presidente ouviu atentamente aos apelos da sociedade e já respondeu imediatamente qual sua posição. “Se não tivermos condições de elevarmos essa Comarca para terceira entrância, instalaremos mais duas ou até mesmo mais três Varas se for preciso. Portanto, tenho a dizer que saio de Alta Floresta com fortes argumentos para convencer o Conselho da Magistratura do Tribunal a aumentar aqui para pelo menos cinco Varas”, anunciou o desembargador ao lembrar que essa conquista a ser comemorada é graças ao deputado Juliano Jorge que o procurou pessoalmente há cerca de dois meses quando expôs a situação de Alta Floresta e o convidou para uma visita.

“Essa ida dele ao Tribunal foi muito importante, pois foi quem primeiro nos procurou para falar da necessidade de mudança”, afirmou o presidente que ontem já estaria encaminhando a Alta Floresta um engenheiro do TJ para elaboração do projeto de ampliação e adequação do Fórum para a instalação das duas novas Varas e conseqüentemente, a chegada de mais dois dos 27 novos juízes que vão assumir no Tribunal em dois meses.

Responsável maior pela conquista, o deputado estadual Juliano Jorge não poderia se ver mais contente, tendo em vista que por meio de sua ação política em Cuiabá, conseguiu mais um grande benefício à região. “Temos que agradecer muito ao presidente do TJ e dizer que a vinda dessas duas Varas vai desafogar o trabalho no Fórum, dar maior agilidade aos andamentos dos processos. Acho que não só a OAB precisava disso, mas toda a população merece”, finalizou o parlamentar.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Deputado Juliano Jorge (PL)
Fones: 613-2551 / 66.915-4444/ 9952-5456


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com