Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 15 de maio de 2003 19h13


Trabalhadoras podem ter um dia de folga para exame

O câncer da mama e do colo de útero são responsáveis por 15% dos óbitos entre as mulheres

SECRETARIA DE IMPRENSA / ALMT



As servidoras da administração direta e indireta, de autarquia, fundacional e do Poder Legislativo de Mato Grosso, além das empregadas da iniciativa privada, bem como as trabalhadoras domésticas terão o direito a uma folga anual para a realização de exames de controle do câncer de mama e do colo de útero.

O direito à folga anual concedido a trabalhadoras está num Projeto de Lei apresentado pelo deputado João Malheiros (PPS). Mas as empregadas da iniciativa privada e as domésticas só serão beneficiadas pela iniciativa após o término do período experimental.

Segundo Malheiros, em vários países da América Latina, Brasil e Portugal, a maior incidência de câncer nas mulheres adultas é do colo de útero. “Esta doença é responsável por 15% dos óbitos por câncer. O percentual é menor nos países onde as mulheres realizam o diagnóstico precoce, por meio de exames preventivos”, explicou o parlamentar.

Na justificava do projeto, Malheiros ressalta que a coleta do material colhido deve ser realizada em todas as mulheres a partir da iniciação da vida sexual. Até os 45 anos de idade, o exame pode ser anual. Já a partir dos 45 anos, o exame deve ser feito de seis em seis meses.

“Quanto mais tempo a paciente demorar para realizar os exames, menos chance a mulher tem para controlar a doença, podendo se alastrar por outras partes do corpo. Entre eles, estão os ossos, pulmão e fígado, regiões vitimas preferências da invasão do tumor”, disse Malheiros.

O câncer de mama é o tumor mais freqüente entre as mulheres. Entretanto, nos dias atuais, a medicina tem conseguido resultados cada vez melhores graças ao diagnóstico precoce. Nos estágios iniciais da doença, consegue-se altos índices de cura, devido às novas técnicas de reconstrução imediata.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553 / 2597 / 9982-0261 / 9951-1323


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com