Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 13 de setembro de 2006 10h29


NOVE PESSOAS FORAM AGRACIADAS ONTEM, PELA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, COM O TíTULO DE CIDADãO MATO-GROSSENSE. A SESSãO SOLENE FOI PRESIDIDA PELO AUTOR DAS MOçõES, DEPUTADO JULIANO JORGE (PFL). ENTRE OS AGRACIADOS ESTAVA O PRESIDENTE DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB)...

Trabalho em prol de MT é reconhecido pela AL

Nove pessoas receberam ontem o título de Cidadão Mato-grossense

ANDRÉIA FONTES / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Nove pessoas foram agraciadas ontem, pela Assembléia Legislativa, com o título de Cidadão Mato-grossense. A sessão solene foi presidida pelo autor das moções, deputado Juliano Jorge (PFL). Entre os agraciados estava o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Mato Grosso, Francisco Faiad, que falou em nome dos homenageados. Faiad, que é natural de Apucarana (PR), ressaltou que a homenagem representa o reconhecimento da sociedade pelo trabalho que cada um dos agraciados, dentro de suas atividades, desenvolveu em prol do desenvolvimento do Estado.

Relembrando sua história, Faiad citou que se formou em direito em 1985 em Londrina (PR) e, no ano seguinte, veio para Mato Grosso, primeiramente para Alta Floresta. Lá foi vereador e, pelo trabalho na área do direito, acabou se mudando para Cuiabá, onde em 2003 foi eleito presidente da OAB. “Em Alta Floresta encontrei algumas das pessoas hoje agraciadas, que nos deixa a sensação que aquelas dificuldades que encontramos em 86, que para chegar em Alta Floresta não havia nem estrada, que valeu a pena ter enfrentado este desafio”.

O presidente da OAB ressaltou ainda a hospitalidade do povo mato-grossense, afirmando tratar-se de um “povo acolhedor” e destacou que a miscigenação seja cada vez a mola de desenvolvimento do Estado. “A minha história de imigração para Mato Grosso, vejo que é quase a mesma que os demais agraciados. É uma história de destemor, de coragem, de valentia e de trabalho prestado em prol deste Estado”.

O deputado Juliano Jorge fez questão de ressaltar, individualmente, algumas das ações de cada agraciado em prol do Estado. Entre os destaques feitos pelo parlamentar, está o título concedido ao major Ricardo Antonio Bezerra, do Corpo de Bombeiros de Alta Floresta. “O major Ricardo implantou, por exemplo, a UTI de resgate em nosso Estado, em 2000. Este título foi pedido pelos próprios companheiros do major, pelo reconhecimento ao seu trabalho”, ressaltou o parlamentar.

Wilson Sierra, um dos maiores pecuaristas da região de Alta Floresta, natural também do Paraná, foi outro homenageado na noite de ontem. Em um discurso emocionado, agradeceu a homenagem, afirmando que foi um dos momentos mais importantes de sua vida.

A jornalista e economista Denise Niederauer, hoje assessora de imprensa da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), não escondeu também a felicidade pelo título recebido. A única mulher homenageada na noite de ontem, fez questão de ressaltar que quando perguntarem a ela onde fica Mato Grosso, responderá que está em seu coração.

Quem também fez questão de usar a palavra e agradecer o título concedido pelo deputado Juliano Jorge foi o ex-presidente da MT Gás, José Carlos Pagot, que ofereceu o título aos seus três filhos que prestigiaram a homenagem feita ao pai. Ele ainda se colocou à disposição do Estado para desenvolver futuros trabalhos em prol do desenvolvimento de Mato Grosso.

Também receberam o título de Cidadão Mato-grossense ontem o produtor rural César Roberto Zílio, que foi secretário-adjunto de Segurança Pública do Estado; César Alberto Miranda de Lima, que foi secretário de Estado de Meio Ambiente no governo Jaime Campos (1991-94) e presidente do Intermat no mesmo governo. O empresário de Alta Floresta, Manuel Lourenço Esteves, foi representado pela sua filha, Maria de Fátima Martins Esteves e o secretário de Justiça e Segurança Pública, que por problemas de saúde também não pode comparecer à cerimônia, foi representado pelo seu chefe de gabinete, Carlos Santana.

O Título de Cidadão Mato-grossense é uma honraria concedida pela Assembléia Legislativa a pessoas que não são naturais de Mato Grosso, mas que moram no Estado há muito tempo e prestaram ou prestam relevantes serviços à sociedade.

Entre as autoridades que prestigiaram a sessão solene de ontem estavam o secretário chefe da Casa Civil, Antônio Kato, o secretário de Estado de Educação, Noi Borges Scheffer, o desembargado aposentado Odiles de Freitas e o ex-conselheiro do Tribunal de Contas e ex-deputado, Gonçalo Pedroso Branco de Barros.

Mais informações:
Secretaria de Comunicação da AL
3901-6283/ 6310


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com