Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 10 de março de 2005 15h44


NO CENTRO DE CONVIVêNCIA PARA OS IDOSOS, LOCALIZADO NO BAIRRO DO PORTO, EM CUIABá, VERGíNIA ROMANSINI SILVA, UMA PAULISTA DE 76 ANOS DE IDADE, NASCIDA EM MONTE APRAZíVEL E QUE Há 22 ANOS FIXOU RESIDêNCIA NA CAPITAL MATO-GROSSENSE, SE DIVERTE – ELA PRATICA ESPORTES AO LADO DE ALGUMAS DEZENAS DE PESSOAS COM MAIS DE 60 ANOS...

Uma velhice mais saudável e feliz

No Centro de Conivência Padre Firmo idosos praticam esportes e freqüentam aulas de artesanato e corte e costura

ADEILDO LUCENA / SECRETARIA DE IMPRENSA



No Centro de Convivência para os Idosos, localizado no bairro do Porto, em Cuiabá, Vergínia Romansini Silva, uma paulista de 76 anos de idade, nascida em Monte Aprazível e que há 22 anos fixou residência na Capital mato-grossense, se diverte – ela pratica esportes ao lado de algumas dezenas de pessoas com mais de 60 anos.

E o que há de especial na vida dessas pessoas, é justamente o que elas têm de tão comum à classe média brasileira: dinheiro curto. Vergínia não tem perdão para os desavisados que vêm perguntar “como é isso de se divertir praticando atividades físicas e até aprendendo corte e costura aos 76 anos”. Sempre sorridente, ela costuma esclarecer: “Não há nada de estranho nisso. Tenho todo o tempo da vida para a diversão e a ginástica. Freqüento o Centro desde que tomei conhecimento da sua existência. Para as pessoas idosas, ele é uma benção de Deus”, garante.

Viúva já há oito anos, Vergínia tem um filho e uma filha que residem em Cuiabá. Ela mora com a filha e apesar de viver a vida se divertindo, procura ser uma mãe e avó presente, mas não intrometida. No entanto, durante o dia, passa a maior parte do seu tempo fazendo hidroginástica e participando também de outras atividades oferecidas no Centro de Convivência como, por exemplo, oficinas de artesanato e de corte e costura.

Talvez, por isso, e mesmo sem alimentar o sonho da eternidade, Vergínia e muitos dos seus companheiros e companheiras do Centro busquem uma velhice mais saudável e façam planos para o futuro – um futuro que inclui, inclusive, o uso do direito constitucional de ir vir, em viagens preferencialmente gratuitas para rever parentes, ou mesmo de lazer numa nova forma de fazer turismo e que já começa a se estabelecer no país.

A propósito, numa referência a proposta do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa (PMDB), de garantir na legislação para todos os idosos a gratuidade em Mato Grosso no transporte coletivo intermunicipal, Vergínia disse que a proposta é boa e vem fazer justiça aos que já deram a sua parcela de contribuição à sociedade. “Mesmo no meu caso que não viajo para fora porque não tenho necessidade, agora. Mas posso precisar um dia”, observou.

Mais Informações
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553-2597-9952-1211-9603-0580


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com