Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 22 de outubro de 2003 15h13


Vera Araújo rompe com o Governo Blairo Maggi

O estopim foi à rejeição por parte da Bancada de sustentação ao governo de requerimento de sua autoria

ELZIS CARVALHO / SECRETARIA DE IMPRENSA



A deputada Vera Araújo retirou a partir de hoje (22) apoio temporário ao governo Blairo Maggi (PPS). A petista está encaminhando sua decisão ao Diretório Regional. Segundo a parlamentar, o governador não está valorizando as discussões políticas com o partido.

Porém, o estopim para a parlamentar retirar temporariamente seu apoio ao Executivo estadual foi motivado pela rejeição por parte da Bancada de sustentação ao governo de requerimento de sua autoria. A proposição pedia informações de recursos que estão sendo aplicados no programa de agentes comunitários de saúde na cidade de Colíder.

“Tudo isso acumulado, levou-me a tomar essa decisão. Da forma como está hoje, não percebo na Assembléia uma discussão sintomática de um projeto de construção de novas políticas públicas. A Casa é um órgão consultivo, mas não é órgão propositivo ou construtor de uma nova forma de fazer política em Mato Grosso. Não vejo esse valor por parte do governador”, explicou.

A deputada afirmou que a falta de discussão entre o Governo e a Assembléia já foi pauta de reunião com a Executiva Regional. Mas segundo Vera, no próximo encontro, o Diretório Regional vai fazer uma avaliação da relação do PT com o Governo. “Diante de vários fatos acumulados, o que nos motiva mais é a postura intransigente do governo em relação à questão da reforma agrária”, disse.

A petista afirmou que há uma disposição do Incra de discutir as terras da União, de elas serem disponibilizadas para a reforma agrária. Contudo, o fato mais grave cometido pelo governo foi a tomada de decisão do governador de cumprir ordem de desocupação da fazenda Grandene. “Lá, as famílias foram despejadas sem que fosse mantido diálogo entre o governo e os sem-terra. Já que o Incra tinha solicitado a reintegração de posse, a intervenção e a assistência para a reforma agrária”, disse.

Para Vera, o governo ignorou esse fato, levando a ‘fogo e ferro’ a solicitação de despejo e de reintegração de posse em detrimento de mais de duas mil famílias, em favor de uma empresa norte-americana.

“Isso revela a face desse governo, que é de não contribuir com a reforma agrária. Hoje, o Estado tem vários acampamentos e o governo tem levado a ferro e fogo essa disposição de despejo, sem nenhuma disposição para o diálogo”, disse.

Nesse primeiro ano de governo, conforme a parlamentar, não existe uma relação transparente da bancada do PT com o Governo. Vera citou como exemplo os projetos que são encaminhados à Assembléia. “Essas propostas continuam sendo enviadas sem discussão com a bancada. Eu não participei de nenhuma discussão em que os projetos aqui depositados tenham tido uma discussão anterior com a equipe do governo”, observou Vera Araújo.

A deputada citou também a falta de discussão com os petistas das mensagens que tratam de incentivo fiscal e da diminuição dos recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapemat) de 2% para 0,5%. “Isso é gravíssimo. As pesquisas para o Estado são necessárias e o governo corta verbas desse setor. Como ficam os fomentos e a geração de emprego em Mato Grosso?”, questionou.

Mais Informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553 / 2597 / 9982-0261 / 9972-8390


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com