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Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 28 de julho de 2005 09h12


NUM BALANçO APRESENTADO à IMPRENSA PELO FóRUM PRó-FERROVIA EM CUIABá, NA SEDE DA OAB-MT, A DEPUTADA ESTADUAL VERA ARAúJO (PT) COBROU EMPENHO DOS DIRIGENTES DA FERRONORTE PARA A LIBERAçãO DE RECURSOS DESTINADOS A CUSTEAR O ESTUDO E RELATóRIO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA-RIMA) DA IMPLANTAçãO DA FERROVIA ...

Vera cobra compromisso de presidente da Ferronorte

A deputada estadual Vera Araújo disse que o estudo vai garantir que os trilhos da ferrovia cheguem a Cuiabá com segurança ambiental

FERNANDA BORGES / SECRETARIA DE IMPRENSA



Num balanço apresentado à imprensa pelo Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, na sede da OAB-MT, a deputada estadual Vera Araújo (PT) cobrou empenho dos dirigentes da Ferronorte para a liberação de recursos destinados a custear o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) da implantação da ferrovia no trecho entre Mineirinhos (Rondonópolis) e Cuiabá, de 210 Km. Atualmente existem 500 km da Ferrovia já prontos. Metade do montante de grãos produzidos em Mato Grosso deixa o Estado pela via.

Vera lembrou que na audiência sobre traçado da Ferronorte - requerida por ela e o deputado Campos Neto (PP) em setembro -, o presidente da empresa, Elias Nigri, garantiu o compromisso de buscar recursos para o EIA-Rima e a retomada das obras. Os trilhos estão parados no município de Alto Taquari, pelo traçado original da Ferrovia Vicente Vuolo, que vai até Cuiabá.

A comitiva - integrada por representantes do Governo do Estado, empresário da indústria e comércio, vereadores de Cuiabá e Várzea Grande, além da senadora Serys Marly (PT) e a parlamentar - esteve reunida com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega, a fim de angariar fundos para custear o projeto. Mantega sinalizou positivamente diante das argumentações e apresentou duas alternativas para que os R$ 2 milhões de reais solicitados sejam destinados ao projeto.

A primeira possibilidade é que a Brasil Ferrovias oficialize o pedido para que o mesmo possa ser apresentado ao Conselho de Administração da empresa, no qual o BNDES é acionista, através de sua subsidiária, a BNDESpar.

A Brasil Ferrovias é a concessionária da obra. Guido Mantega explicou que, caso o pedido fosse acatado, seria discutido então como fazer o remanejamento do recurso. O banco está alocando cerca de 900 milhões de reais para a recuperação da malha ferroviária sob a administração da Brasil Ferrovias.

A segunda possibilidade oferecida pelo presidente do BNDES seria no caso de um novo financiamento a ser concedido para a Brasil Ferrovias. Nesse caso, a empresa deveria prever o EIA-Rima como um dos itens a serem financiados. "Mantega disse que o primeiro passo para se garantir a chegada da ferrovia até Cuiabá seria a reestruturação da Brasil Ferrovias, o que já está sendo feito, daí a nossa avaliação positiva do encontro", disse Vera.

O presidente do Fórum, vereador Francisco Vuolo explicou que está aberto um ciclo de palestras e debates entre os membros para discutir junto a Ferronorte a melhor maneira de alocar o recurso. Num prazo máximo de 45 dias já se deve ter uma resposta a respeito do assunto.

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