Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 15 de março de 2006 16h39


Vera questiona situação do transporte escolar

A Seduc deixou de investir no transporte escolar em Mato Grosso mais de R$ 1 milhão nos últimos dois anos

ELZIS CARVALHO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



À falta de compromisso e atendimento da Secretaria de Estado de Educação em relação ao transporte escolar às crianças da zona rural, em vários municípios mato-grossenses, foram alvos de críticas da deputada Vera Araújo (PT), durante sessão matutina desta quarta-feira (15), na Assembléia Legislativa.

De acordo com a parlamentar, já foi solicitada uma reunião do Ministério Público com a secretária de Educação, Ana Carla Muniz, prefeitos e a Comissão de Educação do Legislativo estadual para resolver o impasse o mais rápido possível.

“Isso me preocupa. O governo está tratando o transporte escolar de forma incompetente. Os recursos foram disponibilizados nas contas da Seduc pelo Governo Federal, mas não foram utilizados”, observou Vera Araújo.

A responsabilidade, segundo Vera Araújo, não é apenas do município, mas também do Estado e da União. “Causa-me surpresa quando a Controladoria Geral da União (CGU) divulgou um relatório afirmando que em 2005 a Seduc não utilizou mais de R$ 1,4 milhão para resolver o problema de transporte escolar em Mato Grosso”, espantou Vera Araújo.

Segundo a parlamentar, o relatório da CGU aponta que a Seduc, em 2005, não utilizou mais de um milhão de reais que estavam depositados em conta, para resolver o problema de transporte escolar. “A própria secretária, que vive reclamando da participação da União no transporte escolar, foi incompetente por não utilizar o dinheiro disponível em conta”, observou Vera Araújo.

A deputada Vera Araújo afirmou que a secretária de Educação não poderia ter deixado para fazer o debate dos termos de convênio, apenas, em meados do mês de março. Para a parlamentar, o contrato deveria ter sido feito em janeiro.

“Participei de uma reunião com prefeitos que durou mais de quatro horas. Eles reivindicavam que o repasse dos recursos da Seduc às prefeituras fosse feito sobre a quilometragem e não no custo por aluno, porque há municípios que os ônibus percorrem longos trechos. Com isso muitos municípios transferem recursos de outras áreas para atender o transporte escolar”, destacou Vera Araújo.

“O transporte escolar conduz os alunos que moram na zona rural para estudar na cidade. O aumento da demanda, nos últimos anos, tem agravado a situação. Hoje a situação é bastante caótica. Muitas crianças e adolescentes colocam em risco suas vidas”, disse Vera Araújo.

A deputada frisou ainda que no momento se discute o atendimento. Em varias cidades de Mato Grosso, segundo Vera Araújo, centenas de crianças não estão freqüentando a sala de aula, porque o atendimento do transporte escolar não foi efetivado. “É triste ver o descaso do governo com esse segmento social”.

Mais Informações:
Secretaria de Comunicação Social da Assembléia Legislativa
Fones: 3901-6283/ 6310


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com