Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 24 de outubro de 2003 10h18


A DEPUTADA VERINHA ARAúJO AS DECLARAçõES DO GOVERNADOR BLAIRO MAGGI DE QUE ELA NãO DEFENDERIA AS AçõES DO GOVERNO E QUE SEUS PROJETOS Só TERIAM “INTERESSES PESSOAIS OU INDIVIDUAIS”. A DEPUTADA AFIRMOU QUE VOTOU FAVORAVELMENTE A MAIORIA DAS MENSAGENS DO EXECUTIVO...

Verinha contesta fala de Maggi sobre apoio

Deputada alega que governo não dialoga com os parlamentares

SÉRGIO FERNANDES / ASSESSORIA DE GABINETE



A deputada Verinha Araújo, do PT, contestou, na manhã desta sexta-feira, as declarações do governador Blairo Maggi de que ela não defenderia as ações do governo e que seus projetos só teriam “interesses pessoais ou individuais”. A deputada afirmou que votou favoravelmente a maioria das mensagens do Executivo enviada à Assembléia. Além disso, ela lembrou que sua emenda à LDO viabilizando um reajuste para os servidores públicos foi vetada pelo governador. “Este não é um projeto de interesse coletivo?”, disse. “E quem o vetou?”, questionou.

A deputada mostrou que sempre votou com o governo e que uma das poucas exceções nesse sentido foi na tentativa de derrubada do veto ao projeto de diminuição do ICMS na telefonia e energia elétrica. O projeto, da então deputada Serys Slhessarenko, foi vetado pelo governador Blairo Maggi. “Votei pela derrubada do veto por que o PT sempre defendeu a diminuição do ICMS nesse caso e porque isso também era uma proposta de campanha do próprio governador”, lembrou. “Eu estava apenas defendendo aquilo que ele prometeu em campanha”, justificou. Verinha destacou ainda que Blairo se comprometeu em enviar um projeto alternativo para fazer esta redução e que em praticamente 10 meses de governo isso ainda não aconteceu.

Quanto a insinuação de Maggi de que seus projetos seriam vetados pelo governo porque não são de interesse coletivo, Verinha destacou alguns que foram aprovados e que não receberam o aval do governador. Dentre estes, ela citou o que permitiria cirurgias reparadoras de mama pelo SUS; a participação de trabalhadores no conselho de Administração do Fethab (só entidades patronais e o governo do estado participam), a concessão de uniformes escolares gratuitamente e a licença para que servidores com mais de 40 anos possam ter um dia de licença anual para a realização de exames preventivos de câncer de próstata. “A partir do momento em que projetos como esses foram aprovados pela maioria dos parlamentares, o governador ainda assim entende de que sejam de interesse pessoal?”, indaga Verinha. A emenda à LDO que propiciava aumento aos servidores havia sido acordada com uma equipe do governo do estado integradas pelas Secretarias de Planejamento e Fazenda e 11 parlamentares. “Com tudo isso ainda assim foi vetada pelo governador”, critica a deputada. “A falta de diálogo, nesse caso, partiu de quem?”, voltou a questionar.

Outro discordância da deputada é em relação a maneira como as informações foram colocadas quanto a sua ausência na reunião do governador com representantes do MST, ontem à tarde (quinta-feira), no Palácio Paiaguás. Verinha esteve presente nas negociações desde o início, mas ontem não pode comparecer à reunião porque está participando da Conferência Nacional das Cidades. Ela é a única deputada estadual de Mato Grosso que foi eleita como delegada no evento, que vai até domingo. A delegação de Mato Grosso na conferência é de 43 pessoas.

Verinha esclareceu que sua decisão de suspensão da bancada de sustentação do governo foi remetida ao Diretório Regional do PT. Está marcada para segunda-feira uma reunião do partido. Ele quer que seja melhor esclarecida a relação do PT com o governo, já que as queixas de falta de diálogo são muitas. Por exemplo, ela lembrou o projeto enviado pelo Executivo possibilitando a isenção de ICMS para as prefeituras, nas compras de maquinário, mas que, num segundo parágrafo, criou incentivos ficais para empresas. Isso foi feito sem comunicação prévia aos deputados, que aprovaram algo sem ter pleno conhecimento.

Maiores Informações:
Gabinete da deputada estadual Verinha Araújo - PT
Fones: 613-2543 / 613-254


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com