Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 13 de outubro de 2004 11h36


Verinha sugere CPI da compra de votos

Deputados criticaram a prática de compra de votos durante sessão

IVANA QUADROS / SECRETARIA DE IMPRENSA



Um dossiê entregue à Procuradoria da República denunciando a compra de votos em sete municípios do Estado, foi tema debatido pelos deputados da Assembléia Legislativa durante sessão desta quarta-feira (13). A discussão foi iniciada pelo parlamentar Zeca D’Avila (PFL) e logo em seguida, outros deputados se manifestaram, entre eles o deputado Alencar Soares e a petista Verinha Araújo (PT), que sugeriu a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)I para averiguar os fatos.

Vera Araújo (PT) citou várias denúncias que estão sendo levantadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e listou casos dos municípios de General Carneiro e Canarana, no qual segundo ela, há uma fita de vídeo gravada onde o governador Blairo Maggi (PPS), durante a inauguração de uma obra, aparece pedindo voto para o candidato vencedor.

“Será que não é o caso da Assembléia Legislativa instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar fatos desse porte?”, questionou Verinha.

Para o deputado Zéca D Ávila a prática da compra de voto deve ser combatida. “É lamentável que isso ainda aconteça. Esse tipo de atitude é muito ruim para a democracia” frisou Zeca, ao complementar que essa situação deveria ser averiguada mais a fundo, não deixar “barato”, colocando em dúvida eleições como a de Adilton Sachetti (PPS), em Rondonópolis.

Em aparte o deputado Alencar Soares (PTB) ressaltou que o eleitor está mudando o posicionamento. "Muitas vezes o eleitor pega o dinheiro (da compra de voto), mas vota em outro candidato", disse Soares.

Em resposta ao deputado Soares, Zéca disse que essas pessoas não deveriam sequer aceitar o dinheiro. “Tem gente que chegou a dizer que venderia seu voto em troca de uma geladinha. Isso é uma vergonha”, afirmou, ao pedir que à presidência da Casa tome alguma providência em relação às denúncias publicadas pela imprensa.

Durante as discussões, Soares mencionou que em Barra do Garças houve até prisões por causa da compra de voto, e que a Justiça agiu rapidamente. Ele reafirmou apoio a apuração de denúncias no Estado. “Concordo plenamente com a necessidade de que seja feita a apuração sobre as denúncias de compra de voto”, frisou.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553/ 613-2597/ 9982-0261


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com