Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 12 de outubro de 2001 00h00


VIA LáCTEA: PROJETO SERá DE UTILIDADE PúBLICA

Via Láctea: Projeto será de utilidade pública

FLÁVIO GARCIA / Secretaria de Comunicação Social



Plantão AL

As ações desenvolvidas por vários voluntários em Mato Grosso e que vem salvando crianças prematuras poderão vir a serem reconhecidas de utilidade pública, através de proposta do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Humberto Bosaipo (PL). “Vamos abraçar essa causa e encontrar um meio de assistir mais diretamente ao problema ampliando as condições de atendimento aos recém-nascidos”, disse o deputado em reunião na manhã do último dia dez com representantes do projeto Via Láctea.

O presidente fez questão de ressaltar o interesse da Assembléia Legislativa em ser parceira de ações que resultem na melhoria da qualidade de vida da população. “A AL tem sido receptiva a todas as idéia que venham respaldar ações que resultem na melhoria da qualidade de vida da população e temos todo o interesse de sermos parceiros nesta caminhada”, disse.

De acordo com a médica Maria Eugênia Lozano, diretora social do projeto, atualmente são assistidas 130 crianças prematuras e suas respectivas famílias. O Via Láctea foi fundado há quatro anos e já conquistou um prêmio nacional entre as instituições que lutam pela desnutrição infantil no Brasil.

O presidente da Associação Via Láctea, médico Aroldo Peixoto da Silva não esteve presente à reunião, mas por telefone informou que trata-se de uma organização não governamental que tem por objetivo apoiar recém-nascido prematuros desde o seu nascimento até o ingresso na escola fundamental. Para assegurar o atendimento a Via Láctea mantém uma creche em Cuiabá.

“A cada ano nascem cerca de 270 mil crianças prematuras, a maioria delas necessitando de cuidados intensivos ou semi-intensivos hospitalares nos primeiros dias de vida. Por isso, é grande a preocupação dos profissionais de saúde com a mortalidade infantil especialmente com a diminuição dos índices que apontam 37 mortes para cada mil nascidos vivos”, disse.

Secretaria de imprensa
Plantão AL


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com