Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 18 de março de 2005 17h20


Visita à AL pode entrar no calendário escolar

A proposta é de Nataniel de Jesus, para familiarizar os jovens com a vida pública

VALÉRIA CRISTINA / SECRETARIA DE IMPRENSA



O deputado estadual Nataniel de Jesus (PMDB) está propondo que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) inclua no calendário escolar uma visita anual às sessões da Assembléia Legislativa pelos alunos do ensino médio. A idéia é integrar e familiarizar esses jovens, que começam a exercer sua cidadania através do voto, com os trabalhos que são desenvolvidos por quem faz e aprova as leis que regem a sociedade na qual eles vivem.

A proposta está no projeto de lei 50/05, em tramitação no Legislativo.

De acordo com o projeto, a visita dos alunos deverá ser comunicada e agendada com a Assembléia Legislativa, com antecedência mínima de 30 dias. O transporte dos alunos ficará sob responsabilidade do Poder, em parceria com a Secretaria de Estado de Infra-estrutura.

O deputado sabe das dificuldades que as escolas públicas enfrentam, principalmente na questão de recursos para transporte. Alunos de outras séries também poderão ser incluídos nesse calendário, o que ficará a critério da Seduc e da Assembléia.

Conforme Nataniel, a sociedade em geral precisa ter conhecimento daquilo que a constitui, pois as leis são as ferramentas que dão forma ao estado. “São as leis que garantem o orçamento que futuramente asfaltará a rua de um bairro, ou colocará a manilha no esgoto que estava a céu aberto. Esses trabalhos tão importantes para o desenvolvimento social da comunidade são os que, de certa forma, ficam escondidos da vista do cidadão”, explica o deputado.

A Assembléia Legislativa já tem o programa de visitas para estudantes, mas ele não faz parte do calendário oficial das escolas. O Por Dentro do Parlamento existe há cerca de oito anos e promove a visita de estudantes de escolas públicas e particulares.

Nessas visitas os alunos conhecem a história do Poder Legislativo, as funções de um deputado estadual, visitam gabinetes, principais secretarias da Casa, o Instituto Memória, participam de debates com parlamentares e assistem às sessões. Nesse programa, coordenado por José Ival de Souza, a Assembléia convida as escolas, mas o transporte fica por conta dos estabelecimentos de ensino.

“Tem uma escola pública de Chapada dos Guimarães que quer fazer a visita mas não tem o transporte”, conta Ival. Para ele, o projeto de Nataniel de Jesus é muito bom porque também resolve o problema do transporte. O deputado defende que é importante preparar cidadãos com sabedoria para exercerem suas futuras funções diante da sociedade.

Mais Informações
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
613-2553/613-2597- 9952-1211


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com