Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007 08h18


O ATENDIMENTO MéDICO-HOSPITALAR DO SETOR PúBLICO INFANTIL, APESAR DOS AVANçOS CONSEGUIDOS, AINDA MOSTRA-SE CARENTE. O ESTADO NECESSITA DA PRESENçA DE UMA UNIDADE HOSPITALAR PúBLICA, DIRECIONADA úNICA...

Walace defende atendimento infantil especializado

Walace Guimarães apresentou uma indicação que propõe a implantação de um hospital infantil referência de alta complexidade em Cuiabá

ADRIANE RANGEL / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



O atendimento médico-hospitalar do setor público infantil, apesar dos avanços conseguidos, ainda mostra-se carente. O Estado necessita da presença de uma unidade hospitalar pública, direcionada única e exclusivamente para o tratamento de doenças infantis, afirma o deputado Walace Guimarães (PFL), que apresentou no Legislativo, uma indicação para chamar a atenção do Executivo, mostrando a necessidade da implantação de um hospital infantil referência de alta complexidade, que poderá ser na antiga sede do hospital São Thomé, em Cuiabá.

“Pretendo suprir essa carência priorizando o atendimento infantil. Cabe ao Poder Público e a sociedade, dentro do universo dos direitos e deveres sociais, zelar pela parte que se refere particularmente à criança, que merece tratamento prioritário”, frisou.

O deputado ressaltou que o hospital São Thomé foi adquirido recentemente pelo governo do Estado para a implantação de um hospital referência para doenças tropicais, mas após estudos técnicos chegaram a conclusão de que seria inviável, pois não existe demanda.

Por isso, o parlamentar sugeriu a implantação do referido hospital de alta complexidade, para que possa atender a demanda. “Esse hospital dará as condições técnicas necessárias para que os profissionais possam desenvolver seus trabalhos e, conseqüentemente, essas crianças terão um tratamento com maior dignidade, conforme prevê a Organização Mundial de Saúde", destacou.

A médica pediatra Elibene Junqueira, especialista em UTI Neo- natal, ressaltou que a implantação do hospital é de fundamental importância para o Estado. “O hospital vai centralizar e facilitar o atendimento da rede pública no Estado. Também ampliará o número de leitos especializados e UTI pediátrica, que atualmente há uma carência na capital”.

Para o município de Várzea Grande o deputado apresentou duas indicações. A primeira se refere à construção de uma passarela na rodovia dos migrantes, nas proximidades da Escola Municipal de Educação Básica Professor Oscar da Costa Ribeiro.

Walace explicou que a escola fica no bairro São Matheus e atende os alunos do bairro Jardim Eldorado que fazem travessia da rodovia com alto fluxo de veículos.

Na outra indicação, ele propõe a necessidade de mudança do acesso dos alunos a Escola Estadual Fernando Leite de Campos localizada na avenida Santana para a travessa Luar.

“A mudança do acesso atual é importante, pois a travessa Luar não tem grande movimento de veículos. Fato que contribuirá com um menor índice de acidentes”, ponderou.

Mais informações
Secretaria de Comunicação
Fones: 3901-6310/ 6283


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com