Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 20 de agosto de 2019 10h19


ARTICULAÇÃO

Xuxu Dal Molin participa do lançamento da Frente Parlamentar em Apoio aos Consórcios

Evento aconteceu na Assembleia Legislativa de São Paulo com o objetivo de transformar os consórcios públicos em uma política de governo.

KATIANA PEREIRA / Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin



Foto: Carol Jacob / Alesp

O deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) participou, na tarde desta segunda-feira (19), do lançamento da Frente Parlamentar de Apoio aos Consórcios e Associações Intermunicipais, no auditório Franco Montoro, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O parlamentar foi acompanhado pelo prefeito de Itanhangá, Edu Pascoski (PL), que também é presidente do Consórcio Intermunicipal Teles Pires.

A frente parlamentar tem como objetivo transformar os consórcios públicos em uma política de governo a ser adotada pelo governador João Doria (PSDB), em São Paulo. Os consórcios têm a finalidade de executar a gestão associada de serviços públicos, onde os entes consorciados destinarão pessoal e bens essenciais à execução dos serviços transferidos.

O parlamentar que coordena os trabalhos em São Paulo explicou a importância de valorizar os consórcios públicos, que hoje são mais de 220 no país, sendo cerca de 30 em São Paulo. "Vamos articular e aprofundar o apoio aos consórcios e associações. O que a gente quer é começar um trabalho em que o consórcio seja a bola da vez. Vamos organizar audiências públicas", disse Mauro Bragato, coordenador da frente parlamentar.

“Eu vim participar desse evento para aprender. Sou entusiasta do municipalismo e São Paulo é nossa locomotiva, que puxa o Brasil pra frente. É louvável essa iniciativa e vamos fazer o mesmo em Mato Grosso. Já consegui várias assinaturas de deputados da ALMT, para propor a mesma frente em nosso estado. O objetivo é ampliar os trabalhos dos consórcios. Atualmente, os consórcios de Mato Grosso só trabalham com saúde e temos que entrar na área de desenvolvimento social, dar mais qualidade de vida para a nossa população. Essa é a política que o governo federal tem apoiado e precisamos seguir nesse caminho”, disse o deputado Xuxu Dal Molin, durante a abertura da mesa na Alesp.

Foto: Carol Jacob / Alesp

A mesa do evento contou com a presença de Victor Borges, da Rede Nacional de Consórcios Públicos; Carlos Cruz, presidente da Associação Paulista de Municípios; Geninho Zuliani, deputado federal; Marco Vinholi, secretário estadual de Desenvolvimento Regional; Xuxu Dal Molin, deputado estadual em Mato Grosso; e José Mário Brasiliense, da Fundação Konrad Adenauer.

Além do lançamento da frente parlamentar, foram realizados o Seminário Estadual de Consórcios Intermunicipais e Cooperação Regional e o lançamento do livro “Consórcios Intermunicipais e Políticas Públicas Regionais”, quando foram apresentados cases de sucesso de consórcios intermunicipais paulistas.


Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin