Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 14 de junho de 2004 18h07


Zé do Pátio propôs unidade de quiometerapia em ROO

Zé Carlos do Pátio protocolou hoje (segunda, dia 14) ofício com a solicitação

GIBRAN LACHOWSKI / ASSESSORIA DE GABINETE



A região de Rondonópolis, formada por cerca de 400 mil pessoas, precisa de uma unidade médica especializada em prevenção e tratamento de câncer. O local mais próximo para conseguir atendimento é Cuiabá, o que significa um transtorno.

Pois há que se fazer sacrifício considerável com relação à exposição do organismo - pondo em risco inclusive o processo de recuperação - e aos custos financeiros com deslocamento (de ônibus ou veículo particular) e estadia.

Atualmente, somente a capital possui unidades de tratamento da doença. São 5 em todo o estado, todas em Cuiabá.

Motivos - A má distribuição e o alto índice de incidência de casos de câncer no Centro-Oeste (483 novos por ano, conforme estimativa do Ministério da Saúde, só perdendo para a região Sul do país) são os principais motivos que fundamentam a necessidade de credenciamento da unidade do Nutec em Rondonópolis (Núcleo de Terapia Especializada em Cancerologia) junto ao SUS.

O parlamentar reforça a intenção da Câmara de Vereadores da cidade, que está em via de formalização do pedido.

No Brasil, em 2003, foram registrados 402.190 novos casos da doença, segundo o ministério.

Rondonópolis possui um Nutec/Serviço Isolado de Quimioterapia dentro da Santa Casa de Misericórdia, na Vila Birigui, mas falta a licença para o funcionamento.

De acordo com o ministério, 70% dos casos novos de câncer vão necessitar de quimioterapia. O Nutec de Rondonópolis é equipado com cabines individuais de aplicação de quimioterapia e suporte em radioterapia.

"A recomendação geral, segundo os especialistas no assunto, é que o serviço de combate ao câncer deve se localizar o mais próximo possível da casa do paciente, já que o tratamento muitas vezes pode ser de longa duração", disse.

Ele está empenhado em articular o credenciamento do Nutec à rede pública de saúde. Já protocou ofícios junto a Secretaria Estadual de Saúde no dia 27 de maio e hoje apresentou aditamento, reforçando a solicitação de credenciamento de uma unidade do Nutec em Rondonópolis.

"O câncer precisa ser combatido em sua raiz, na prevenção, e, uma vez detectado, receber um tratamento imediato para que o tumor não progrida. Isso só será possível na nossa cidade e em toda a região Sul do estado com o funcionamento de uma unidade especializada", falou.

Conforme norma de atuação do Nutec, para que uma unidade de tratamento especializado tenha condições de funcionar, observam-se os seguintes critérios: o social (população sem acesso ao serviço ou em caso de atendimento desintegrado), o estratégico (regiões do interior que sejam pólos de atração populacional para facilitar o acesso geográfico), o gerencial (locais acordados entre gestores do SUS nos três níveis de governo) e o estrutural (existência de estrutura hospitalar geral de qualquer porte).

Tipos - Além do Serviço Isolado de Quimioterapia, existem também outros tipos de atendimentos. São eles: Serviço Isolado de Radioterapia, disponível em clínicas que devem estar associadas a uma estrutura médico-hospitalar e que se dediquem ao diagnóstico por meio de cuidados paliativos; Centro de Alta Complexidade em Oncologia I Cacon I), hospital geral em que se diagnostica e trata dos tipos mais freqüentes de câncer, como de pele, colo uterino, mama, pulmão, estômago, intestino e próstata, além de tumores linfohematopoéticos e da infância e adolescência; Cacon II, ou seja, instituição que prioriza o controle sob as modalidades assistenciais integradas, quer dizer, que abrangem diagnóstico, cirurgia, radioterapia, oncologia clínica, medidas de suporte, reabilitação e cuidados paliativos; Cacon III, quer dizer, unidade médica que trata exclusivamente do controle da doença.

Mais Informações:
Assessoria de Gabinete
Fones: 613-2506 (GIBRAN LACHOWSKI)
613-2597-9982-0261-9603-0580


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com