Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 18 de julho de 2003 17h53


Zeca sugere comitê para controlar doença

Meta é proteger o rebanho de Mato Grosso nas fronteiras para continuar exportando os 90% de toda a produção bovina do Estado

ITIMARA FIGUEIREDO / SECRETARIA DE IMPRENSA



O presidente da Famato e do Fundo Emergencial da Febre Aftosa (FEFA), deputado Zeca D´Ávila (PFL), que esteve na Confederação Nacional da Agricultura (CNA), em Brasília nos dias 16 e 17, propôs a criação de um Comitê Internacional de Vigilância de Fronteiras para proteger o Estado das doenças que possam adentrar em Mato Grosso por esses locais.

Além disso, o deputado defende a realização de uma auditoria técnica para fazer as avaliações do serviço de estruturação do sistema de defesa que controla as doenças nos animais.

“Esse trabalho que desenvolvemos é de suma importância para a economia do Estado, uma vez que, Mato Grosso precisa exportar 90% da sua produção bovina”, disse o gerente-executivo do FEFA, Antonio Carlos Carvalho de Souza, ao acrescentar que num patamar de quatro milhões produzidos, Mato Grosso tem que exportar 3,6 milhões porque não possui consumidores suficientes para toda carne produzida. “Além disso, o mercado externo paga muito mais pelo produto”, destacou.

Neste sábado (19), Zeca D´Ávila receberá a visita dos deputados bolivianos Daniel Valverde Aparício, do Partido Socialista (OS), Julio Leigue H. e René Federico Peinado Cuellar, ambos do Movimento Nacionalista Revolucionário (MNR) e o secretário técnico da Brigada Parlamentar, Audomar Suarez Ruiz, que virão a Mato Grosso para conhecer o programa do FEFA, que tem como objetivo erradicar e controlar as doenças nos animais da fronteira e participar da 39ª Exposição Agropecuária de Mato Grosso (Expoagro).

Souza informou que a intenção dos parlamentares bolivianos é trocar informações e conhecer o programa de maneira que possam reestruturar melhor o sistema de controle das doenças no rebanho boliviano.

E, ainda, permitir melhor relacionamento com os parlamentares dos dois países para que juntos fortaleçam o setor agropecuário e comercial, bem como outros setores que são de maior importância para as regiões.

Circuito Pecuário do Centro-Oeste

Durante sua estadia em Brasília, o deputado Zeca D´Ávila participou da reunião Circuito Pecuário do Centro-Oeste que tratou sobre a erradicação da Febre Aftosa e a rastreabilidade dos animais, ou seja, a implantação do sistema para exportação que deverá acompanhar e coletar dados sobre o animal desde o seu nascimento até o abate.

A reunião contou com a presença de representantes de diversos Estados como: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, São Paulo e Tocantins.

Dentre os participantes estavam: o presidente do Indea, Décio Coutinho; o diretor da Delegacia Federal do Ministério da Agricultura, Paulo Bilego; o presidente do Fundo de Pesquisas de Mato Grosso (Fapemat) e diretor do FEFA, Antonio Carlos Camacho; o secretário de Desenvolvimento Rural, Homero Alves Pereira; o presidente do Sindicato de Leilões Rurais, Kleiber Leite Pereira e o gerente-executivo do FEFA, Antonio Carlos Carvalho de Souza.

Agenda

Como sempre acontecem as reuniões bilaterais, o deputado Zeca D´Ávila estará nos dias 31 e 01 de agosto, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, para nova troca de informações. No próximo dia 6, será a vez do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ir à Bolívia para assinar a Carta de Intenção, que prevê a erradicação e controle de doenças dos animais da fronteira.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553/ 613-2597/ 9982-0261/ 9972-8390


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com