Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 1 de julho de 2003 17h09


O RECESSO PARLAMENTAR NãO SIGNIFICA DESCANSO PARA O DEPUTADO ESTADUAL DILCEU DAL´BOSCO (PSDB). PRESIDENTE DA COMISSãO ESPECIAL DE ZONEAMENTO AGROAMBIENTAL, ELE Já CONCENTRA ESFORçOS NO PROJETO DE DEMARCAçãO DAS áREAS DE PRESERVAçãO. SUA PROPOSTA é QUE O ESTADO INTEIRO SE TRANSFORME NUM BANCO DE RESERVAS, INDEPENDENTE DA LOCALIZAçãO DAS TERRAS...

Zoneamento Agroambiental é desafio para o Estado

Dilceu Dal´Bosco, Presidente da Comissão Especial de Zoneamento, trabalha no projeto

EVELINE TEIXEIRA / ASSESSORIA DE IMPRENSA DE GABINETE



O recesso parlamentar não significa descanso para o deputado Estadual Dilceu Dal´Bosco (PSDB). Presidente da Comissão Especial de Zoneamento Agroambiental, ele já concentra esforços no projeto de demarcação das áreas de preservação. Sua proposta é que o estado inteiro se transforme num banco de reservas, independente da localização das terras. Desta cota farão parte áreas indígenas, parques nacionais, matas ciliares e cabeceiras de rios, totalizando 50% do território do Mato Grosso. “O objetivo é que todas as terras propícias ao cultivo possam ser abertas e passem a produzir. Ao mesmo tempo, quero garantir a preservação ecológica do nosso estado”, explicou.

Dilceu está fazendo o levantamento jurídico do tema para começar a delinear o projeto. A ampliação das terras produtivas é considerada fundamental para a geração de empregos e divisas, pois vai impulsionar a agricultura e a pecuária. O Zoneamento Ecológico pretende determinar critérios específicos para a abertura de terras e garantir o equilíbrio entre meio ambiente e interesses econômicos.
Parlamentar avalia trabalho no primeiro semestre

Dilceu Dal´Bosco avaliou o início de legislatura como bastante positivo. “Minha preocupação foi com a qualidade dos projetos. Busquei apresentar propostas práticas, de fácil implementação. O Consórcio de Escolas Agrícolas, por exemplo, pode ser iniciado rapidamente e com custo baixo porque previ o uso da infra-estrutura da Empaer, que tem 130 unidades distribuídas pelo estado”, contou.

Outros destaques foram os projetos de Segurança nas Maternidades, que prevê o uso de dispositivos eletrônicos para impedir o furto de recém-nascidos, e de Planejamento Familiar, para conscientizar casais de baixa renda da importância do controle de natalidade. “Justamente os mais carentes não têm acesso a informações básicas sobre o assunto. Constituir famílias menores é uma maneira de melhorar a qualidade de vida”, declarou.

Quanto às estradas, Dilceu acha que ainda há muito para ser feito. Ele busca a resolução dos problemas na BR-163, principal rota de escoamento da produção agrícola do Nortão. Em reunião com o Coordenador Geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes no Mato Grosso, Divino Moraes Coelho, o parlamentar conseguiu a garantia de que a Operação Tapa-Buracos na estrada vai ficar pronta em 45 dias. Daí em diante é preciso lutar pela nova pavimentação da estrada, única solução definitiva. “A Bancada do Norte assumiu o compromisso de fiscalizar o trabalho do DNIT e buscar meios para que a obra aconteça”, concluiu Dal´Bosco. Mais informações:
Assessoria de Imprensa - Deputado Dilceu Dal´Bosco

Fones: (65) 613 2537/613 2536


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com