Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 5 de junho de 2023 12h34


SUSTENTABILIDADE

Thiago Silva trabalha políticas públicas e ações em defesa do meio ambiente

O parlamentar destaca as principais ações em prol do meio ambiente

HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA / Gabinete do deputado Thiago Silva



Foto: Samantha dos Anjos

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) tem trabalhado em seu mandato parlamentar, com destaque para as ações e projetos que promovam a preservação do meio ambiente nos três biomas de Mato Grosso que são o Cerrado, a Amazônia e Pantanal. Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta segunda-feira (5), o parlamentar defende que o Estado amplie os investimentos e garanta a conservação da fauna, da flora e dos rios existentes em todas as regiões.

É de autoria do parlamentar a Lei n.° 11.376/2021 que criou o Programa Raízes de Mato Grosso, com o objetivo de preservar as áreas arborizadas e a implantação e plantio de novas árvores em espaços públicos. Também, ele é responsável pela Lei n.° 11.506/2021 que trata da criação de Escolas Sustentáveis no Estado.

“Sabemos da importância dos biomas Pantanal, Cerrado e Amazônia em nosso Estado que são essenciais para a manutenção da vida em todo o país. Dessa forma, estamos trabalhando ações para que possamos ensinar as nossas crianças, desde bem cedo, sobre as práticas sustentáveis e o cuidado com a ecologia e o desenvolvimento sustentável”, disse Thiago.

De acordo com o parlamentar, o projeto “Raízes de MT” que trata sobre arborização, traz diversos benefícios para as cidades e distritos. “As árvores ajudam a melhorar a qualidade do ar, absorvendo gases poluentes e liberando oxigênio. Elas também proporcionam sombra, reduzem a temperatura local e contribuem para o conforto térmico. Além disso, as áreas arborizadas podem servir como espaços de lazer e recreação para a população”, defende.

“A preservação do meio ambiente é fundamental para a qualidade do ar e da água, e a saúde humana. O desmatamento, a poluição e as mudanças climáticas são desafios urgentes que requerem ações concretas. Ao promover ações de preservação, o deputado Thiago está contribuindo para a mitigação dos impactos negativos no meio ambiente”, comentou a professora Eliana Xavier.

Outro projeto do parlamentar que merece destaque, é o PL n.° 1.154/2019 que trata da coleta, reutilização e reciclagem de lixo tecnológico no estado de Mato Grosso. Dentre as ações realizadas por Thiago Silva sobre os cuidados com o meio ambiente, destaca-se a doação de mudas frutíferas para atender a população, a limpeza de parques e nascentes e a realização do Projeto Flor do Cerrado com o foco no reaproveitamento de alimentos.


Gabinete do deputado Thiago Silva