Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 13 de julho de 2015 22h16


RECONHECIMENTO

AL realiza sessão solene pelos 15 anos do Proerd

Sebastião Rezende foi autor da sessão que homenageou toda a família proerdiana além de autoridades que contribuem com o trabalho

MARIA NASCIMENTO TEZOLIN / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Sessão Solene PROERD (Foto: Ronaldo Mazza-ALMT)

A Assembleia Legisaltiva realizou hoje (13.07) sessão solene comemorativa aos 15 anos de atuação do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência no Estado de Mato Grosso ). O evento contou as participações de autoridades políticas, civis e militares e de toda a família proerdiana. Compuseram a mesa o deputado Sebastião Rezende , o deputado federal Vitório Galli, o Secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos Marcio Dorilêo, o Comandante Geral da PM Marcos Roberto, o Coordenador do Proeerd  Jacques Lopes da Cunha, o Coronel Macedo  e o Pastor vice-presidente da Assembleias de Deus Rubens Ciro.

Na abertura do avento, o deputado Sebastião Rezende disse que “a homenagem da Assembleia Legilstaiva é um reconhecimento ás pessoas que de forma determinante contribuem para o Proerd crescer e se fortalecer em Mato Grosso.  Ele lembrou que o programa é preventivo, e  é uma forma de eliminação do cenário de violência gerado pela drogas, marcado por mortes de usuários que não puderam pagar a dívida pelo consumo ou de competidores pelo espaço de venda.  Segundo ele, com a ajuda do Proerd cada vez mais jovens tomam a decisão de dizer não às drogas e tomam decisões que ajudam nas suas vidas.

Ele citou três leis de sua autoria: Uma delas é a lei 9.570/11, que cria o Proerd com quadro específico e orçamento próprio. O deputado explicou que, devido ao não cumprimento da lei, o programa continua vinculado ao Comando Geral da Polícia Militar. A outra lei, a 9.575/11, que inclui o programa na grade curricular do Ensino Fundamental da rede pública de ensino estadual. A terceira lei, a 10.008/2013, cria a Fundação Educacional de Resistência às Drogas (Funderd), que possibilitará ao Proerd maiores condições de atuação, com possibilidade de receber recursos federais, fazer convênios com prefeituras e receber doações voluntárias para se expandir. “Precisamos efetivar essas leis, a sociedade clama pelo Proerd em todos os municípios”, disse.  

O deputado federal Vitório Galli  fez um compromisso de em se efetivando a lei 10.008 que criou a Fundação Educacional de Resistência às Drogas até o final deste ano, ele enviará emenda no valor de R$ 500 mil, “para que o Proerd possa ir avante levando a mensagem de esperanças“.   

O secretário de direitos humanos, Marcio Dorilêo citou que 70% dos jovens em conflito com a lei são oriundos de lares desestruturados e que mais de 70% são cooptados pelas drogas. Para ela, “as drogas causam desestruturação porque ataca as famílias, e o Proerd imprime o espírito de enfrentamento através da informação e persuasão dos jovens, e é esse o caminhão que vai nos assegurar a criar nossos filhos com mais segurança.

O coordenador do Proerd, Jacques Lopes da Cunha informou que o programa atendeu ao longo destes 15 anos um total de 275 mil alunos em Mato Grosso em 75 municípios. Para ser professor do Proerd o militar passa por duas etapas seletivas, a primeira com pedagogos, psicólogos e com o próprio coordenador do programa, e depois, sendo selecionado, passa por um curso preparatório de 120 horas/aulas. Entre as exigências, além da formação, deve ser profissional ilibado e pessoalmente não pode ter nenhuma dependência química.

Jacques fez questão de destacar que “o deputado Sebastião Rezende é o padrinho do programa no Estado tendo sido constante na luta pela manutenção do programa”. O coordenador disse ainda que a família proerdiana espera com grande expectativa que atual governa possa efetivar a lei que criou a Fundação de Resistência às Drogas para que o programa possa chegar ao maior número de municípios possível.

O pastor vice-presidente das Assembleias de Deus de Mato Grosso Rubes Ciro destacou que o Proerd faz um trabalho de conscientização e de melhorar nossas crianças e lembro das perdas dos filhos do Brasil em razaão das drogas.  

O PROERD

O programa teve origem nos Estados Unidos, na cidade de Los Angeles, em 1883,  com o nome D.O.R.E a partir de pesquisas realizadas por pedagogos que perceberam a necessidade de orientar as crianças sobre drogas e violência, em função dos males que elas causam.

No Brasil, o Proerd começou a ser aplicado nas escolas no ano de 1992, primeiramente no Estado do Rio de Janeiro. Em Mato Grosso o Proerd  foi criado pelo Decreto Governamental 5.651 de 2013, mas já estava em operacionalização há 2 anos, desde o ano 2000. O programa tem como lema: “pode-se combater o uso de droga através da Educação”.

O programa é desenvolvido por militares dentro da rede pública de ensino de Mato Grosso e reúne educandos, educadores e os pais. Ele presta orientação sobre as drogas e os efeitos danosos que o seu uso pode causar, identifica as principais fontes de pressões sociais, e mostrar alternativas, não violentas, de lidar com a raiva e os desentendimentos. 

 Ou seja, é um programa cooperativo entre escola, Polícia Militar e família, repassando aos alunos uma orientação e conscientização para uma vida saudável através de um modelo de tomada de decisão. O programa tem um material didático de apoio, composto de lições que abordam fatos sobre as drogas, noções de cidadania, técnica para se resistir às pressões dos colegas e da mídia para o uso de drogas, combate à violência, maneira de se lidar com o estresse, promoção da autoestima, tomada de decisão e valorização à vida.

 

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com