Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 17 de junho de 2015 16h39


COMBATE àS DROGAS

Deputado requer sessão solene em comemoração aos 15 anos do Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência no Estado de Mato Grosso foi iniciado no ano de 2000 e é realizado pela Polícia Militar

ALLINE MARQUES / SECOM



Dep. Sebastião Rezende (Foto: Fablicio Rodrigues/ALMT)

O deputado Sebastião Rezende (PR) apresentou requerimento para realização de sessão solene em comemoração aos 15 anos de atuação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência no Estado de Mato Grosso (Proerd). O evento deve ocorrer em 13 de julho, às 19h30, no plenário da Assembleia Legislativa.

O programa teve origem nos Estados Unidos, na cidade de Los Angeles, em 1883, a partir de pesquisas realizadas por pedagogos que perceberam a necessidade de orientar as crianças sobre drogas e violência, em função dos males que elas causam.

No Brasil, o Proerd começou a ser aplicado nas escolas no ano de 1992, primeiramente no Estado do Rio de Janeiro, depois foi expandindo para outros Estados e, em 2000, teve seu início em Mato Grosso, sendo criado através do Decreto Governamental nº 5651, de 10 de dezembro de 2002. O programa tem como lema: “pode-se combater o uso de droga através da Educação”.

Em justificativa ao pedido, o parlamentar destaca a importância do programa, já que as drogas vêm sendo conhecidas pelas crianças e adolescentes cada vez mais cedo e, infelizmente, com mais frequência ocorrem mortes de jovens.

O Proerd reúne alunos, pais, professores e corpo docente, para transformar as escolas em Centros de Referências da Comunidade para o fortalecimento da cidadania, combate às drogas e a violência.

O programa é realizado por policiais militares que buscam levar ao conhecimento da população conceitos básicos sobre as drogas e os efeitos danosos que o uso pode causar, as consequências, identificação das principais fontes de pressões sociais, além de mostrar alternativas, não violentas, de lidar com a raiva e desentendimentos. 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens