Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 3 de setembro de 2014 11h32


INFRAESTRUTURA

Deputados pedem explicações sobre qualidade de obras; secretário será convocado

A convocação foi feita durante a sessão matutina desta quarta-feira (03), quando os deputados questionaram a má qualidade das obras de mobilidade urbana realizadas pelo Governo do Estado

ITIMARA FIGUEIREDO / ALMT



sessão plenária ordinária (Foto: Widson Maradona)

O secretário estadual de Infraestrutura, Cinézio Nunes de Oliveira, deverá prestar esclarecimentos nesta semana na Assembleia Legislativa. A convocação foi feita durante a sessão matutina desta quarta-feira (03), quando os deputados questionaram a má qualidade das obras de mobilidade urbana realizadas pelo Governo do Estado. Os deputados criticaram a interdição de algumas delas, como o viaduto da Sefaz, que por problemas na estrutura colocam em risco a vida da população que utilizava o empreendimento, recentemente inaugurado. Expectativa é que o secretário seja ouvido ainda hoje na Casa de Leis.

O deputado José Domingos Fraga (PSD) pediu explicações do governo e solicitou o intermédio da Comissão de Infraestrutura Urbana e Transportes da Casa de Leis - CIUT, presidida pelo deputado Sebastião Rezende (PR). A CIUT fez várias vistorias nas obras em parceria com representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA. A fiscalização resultou na elaboração de relatórios com as recomendações necessárias para garantir a qualidade dessas obras.

José Domingos quer analisar os relatórios das visitas para cobrar do governo as medidas que serão tomadas para que as empresas responsáveis pela execução de cada uma delas sejam punidas e entreguem obras de qualidade à população. “Fica a nossa cobrança para que possamos acompanhar os contratos dessas obras que estão totalmente paradas”, solicitou o peessedista, ao acrescentar que diante da aprovação de empréstimos ao governo, não podem mais aceitar como desculpa a falta de recursos.

Da mesma forma, o deputado Ezequiel Fonseca (PP) exigiu explicações sobre as obras inacabadas ou mal feitas. Quer saber sobre a conclusão da pavimentação da MT-248, onde a empresa retirou a camada asfáltica, e abandonou a obra antes da conclusão. A situação, segundo ele, causa revolta na população que depende dessa via diariamente.

De acordo com Rezende, a SETPU, em reuniões anteriores, informou que não há recursos para consolidar as obras. “Então que realializem a operação tapa buraco antes do início do período chuvoso”, cobrou. O deputado disse que o governo deve utilizar os recursos que tiver para consolidar o Programa MT Integrado.

José Domingos pediu informações sobre o andamento do programa, que segundo ele, algumas empreiteiras pararam os serviços em alguns trechos alegando a falta de pagamento. O deputado Wagner Ramos (PR) também questionou sobre as vias que já receberam reparos, mas sem qualidade nos serviços realizados.

Já o deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) criticou a falta de planejamento do governo do estado na realização dessas obras. Lamentou a falta de seriedade e responsabilidade. “Faltou planejamento de um governo sério e eficaz”. Dilmar também fez duras críticas sobre “apadrinhamento” na cobrança de pedágios. Disse que faltou informação à população sobre os procedimentos que seriam adotados. Segundo ele, o governo não precisava fazer concessões públicas de pedágios no final do mandato.  

O deputado Alexandre César (PT) falou sobre a expansão da ferrovia em Mato Grosso. Também sobre o Programa Luz para Todos, do governo federal, que deverá contemplar todas as famílias brasileiras. Disse que já há um compromisso para que o programa continue no próximo ano.

Deputado João Malheiros (PR) destacou o Programa Por Dentro do Parlamento que hoje (03), recebeu alunos da Escola Silva Freire. O deputado Emanuel Pinheiro (PR) apresentou moção de pesar à família do advogado Djalma Metelo, ex-presidente da OAB.

 


Superintendência Executiva da Presidência


Associadas


Imagens