Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 2 de dezembro de 2014 21h04


PLENÁRIO

Parlamentares falam sobre operação e apresentam matéria

SANDRA ROCHA / ALMT



 (Foto: Widson Maradona)

A superexposição de parlamentares na operação “ Terra prometida” deflagrada pela Polícia Federal  foi amplamente discutida na sessão vespertina desta terça-feira (2).  Os deputados Dilmar Dal'Bosco (DEM) e José Riva (PSD), que tiveram seus nomes citados na operação,  negaram qualquer envolvimento  com os crimes de fraudes em compra e venda de terras da reforma agrária, no município de Itanhangá (458 km de Cuiabá).

Dal'Bosco repudiou ter seu  nome envolvido nesse esquema. “Citam a gente, colocam nossa imagem nacionalmente e não é feito nenhum reparo moral. Vidas são destruídas e nada é feito para reparar esse dano. Fica aqui nossa preocupação neste sentido”, desabafou.

Riva também foi citado na operação. “Convido a polícia para chamar as pessoas que deram depoimentos que provem o que falaram. Estou entrando na justiça e quero a retratação de cada uma delas”, pontuou.

O deputado Zeca Viana (PDT) aproveitou para cobrar do Incra um levantamento de todos os assentamentos de Mato Grosso. “Infelizmente os assentados foram abandonados pelo Incra, o que existe hoje é o chamado  “favelado rural”. É preciso garantir  a titularização dessas terras para que possam investir e tirar o sustento da terra”, destacou.

Na oportunidade, o deputado Ezequiel Fonseca (PP) anunciou a realização de uma audiência   pública sobre reforma agrária, a data e o local serão anunciados. “Em Mato Grosso não tem nenhum assentamento regularizado. Nós sempre defendemos os assentados, mas a grande maioria não tem condições de viver na terra”, revela.

Sebastião Rezende reforçou que o Incra tem deixado a desejar. “Nós temos talvez o maior número de assentamentos criados pelo Incra no país e infelizmente esses assentados  não têm condições de tirar o sustento da terra,  a subsistência para suas famílias”.

Entre os projetos de leis,  resoluções, requerimentos e moções que foram votados está a PL 411 isenta o pagamento do ICMS da Santa Casa.

 

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com