Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 22 de junho de 2015 07h00


TRÂNSITO

Projeto de lei propõe redução da taxa de renovação da CNH

A proposição, de autoria do deputado Sebastião Rezende (PR), visa premiar o bom motorista ao instituir redução do valor da taxa para quem não cometer infrações

EDELSON SANTANA / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Deputado Sebastião Rezende (Foto: Marcos Lopes/ALMT)

Está em tramitação, na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei nº 337/2015, de autoria do deputado estadual Sebastião Rezende (PR), que institui a redução do valor da taxa de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

De acordo com a matéria, o motorista que não tiver cometido infração de trânsito nos doze meses anteriores à data de renovação da carteira terá redução de 10% do valor da taxa. Já o motorista que não cometer infração de trânsito nos 24 meses anteriores à renovação terá redução de 15% desse valor. Os percentuais de redução não são cumulativos.

Entende-se por infrações de trânsito, as condutas irregulares previstas no Código de Trânsito Brasileiro. Para a concessão dos benefícios, segundo a proposta, será considerada data de infração aquela em que o registro foi inserido nos sistemas de informação do estado.

Na justificativa da proposição, Rezende destaca a situação caótica e violenta do trânsito mato-grossense, causada em grande parte por imprudência, negligência ou imperícia do condutor do veículo. “A proposição visa premiar o bom motorista e estimular o não cometimento de infrações de trânsito e a obediência irrestrita às normas de circulação”, enfatiza o parlamentar.

O progressivo agravamento global da violência no trânsito levou a Organização das Nações Unidas (ONU) a proclamar a Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020). No Brasil, estudos divulgados pela Organização Mundial de Saúde apontam crescimento da mortalidade de motociclistas e de ocupantes de automóveis. No ranking apresentado pelo Mapa da Violência 2013, Mato Grosso aparece em terceiro lugar entre os estados com maior índice de morte no trânsito. 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens