Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 17 de agosto de 2015 11h12


IPVA

Proposta estende isenção de IPVA a doentes renais

A alteração define que as pessoas com a doença precisam comprovar que estão fazendo hemodiálise

ELZIS CARVALHO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Dep. Sebastião Rezende (Foto: Marcos Lopes/ALMT)

Os portadores de doença renal crônica residentes em Mato Grosso podem ser beneficiados com a isenção do pagamento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA).

A proposta que trata desse assunto é do deputado Sebastião Rezende (PR) e está em tramitação na Assembleia Legislativa desde o último dia 13 de agosto.

De acordo com o parlamentar, a proposta altera a Lei 7.301/2000, que instituiu o IPVA, e que foi alterada pela Lei 10278/2015. O artigo alterado é o sétimo, em seu inciso III. A alteração define que as pessoas com a doença precisam comprovar que estão fazendo hemodiálise. A isenção é limitada à aquisição de um veículo por cada proprietário.

O parlamentar ressalta que, para ser beneficiado, o portador da doença renal grave deve comprovar o problema de saúde com laudo médico.

“Essas pessoas não podem desenvolver suas atividades normalmente, dificultando muito a sua parte econômica, por isso a importância desse beneficio”, destacou Rezende.

Hoje, conforme a lei atual, somente tem direito ao beneficio as pessoas portadoras de deficiência física, visual, mental severa ou profundas, ou autistas. Vale destacar que o veículo pode ser adquirido diretamente pelo deficiente condutor ou através de seu representante legal.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens