Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 18 de agosto de 2014 08h36


JUBILEU DE OURO

Rezende homenageia Corpo de Bombeiros pelos 50 anos de atividade em MT

SID CARNEIRO / ALMT



 (Foto: Widson Maradona)

A Assembleia Legislativa realiza hoje (18), sessão solene em comemoração ao Jubileu de Ouro do Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso. De autoria do deputado Sebastião Resende (PR) a solenidade acontecerá às 19 horas,  no Plenário das Deliberações “Deputado Renê Barbour”, no Poder Legislativo.

O parlamentar justifica a homenagem sob alegação de que a corporação tem serviços prestados à sociedade mato-grossense neste período de 50 anos, marcados por uma história de honradez e determinação em defesa das necessidades da população.

“Os bombeiros desempenham um trabalho ímpar e singular sob o lema maior que inclui vidas alheias riquezas a salvar”, destacou.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso foi criado dentro da Polícia Militar na data de 19 de agosto de 1964, por meio da Lei nº 2184, durante o governo de Fernando Corrêa da Costa.

HISTÓRIA

Ao ser criado no ano de 1964, a corporação destinava-se ao serviço de extinção de incêndio e salvamento sob a denominação Companhia Independente de Bombeiros. Já a Lei nº 2421, de 08 de setembro de 1965, dispunha sobre a constituição do efetivo do Corpo de Bombeiros e dava outras providências. Logo depois, no dia 13 de outubro do mesmo ano, foram aprovados os quadros de efetivos da organização. Mas, foi somente em fevereiro de 1967 que a companhia passou a funcionar operacionalmente com o quadro efetivo de 42 homens e tendo como comandante o então 2º Ten PM Amilton Sá Corrêa.

Pelo boletim d emitido pelo Comando Geral, de 19 de Janeiro de 1967,  em 16 de abril de 1973 (Lei n. º 3322) era criado o Comando do Corpo de Bombeiros e mais três destacamentos situados em Cuiabá, Campo Grande e Corumbá. A Lei n. º 3539 de 19 de Junho de 1974 reorganizou a Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), estipulando que o Comando do Corpo de Bombeiros e unidades operacionais seriam constituídos de Grupamentos de Incêndio e de Sub-grupamentos.

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar continuou a se desenvolver e, na data de 05 de Outubro de 1988, quando da promulgação da Constituição Federal, ficou evidenciado que os Corpos de Bombeiros Militares tratava-se de Unidades Autônomas e Desvinculadas da Polícia Militar. E, em 28 de Outubro de 1994, foi finalmente assinada a Emancipação do Corpo de Bombeiros de Militar de Mato Grosso (CBM/MT).

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens