Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 10 de maio de 2017 12h16


COMISSÃO

Rezende propõe CST para debater desenvolvimento logístico da engenharia

Deputado quer promover um amplo debate na Casa, mostrando o papel da engenharia como fator de propulsão do desenvolvimento social e econômico do Estado

JOSÉ LUIS LARANJA / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Dep. Sebastião Rezende (Foto: Marcos Lopes/ALMT)

O deputado Sebastião Rezende (PSC) apresentou requerimento (nº 147) solicitando a instalação de uma Câmara Setorial Temática (CST), pelo período de até 10 de dezembro de 2018, com o objetivo de fortalecer a engenharia e o desenvolvimento logístico do Estado de Mato Grosso.

“Vamos promover um amplo debate na Casa, mostrando o papel da engenharia como fator de propulsão do desenvolvimento social e econômico do Estado, com o propósito de buscar soluções viáveis para a habitação, transporte, mobilidade, saneamento, energias, e outros setores”, avaliou o parlamentar.

Segundo uma pesquisa realizada no Brasil, quando se trata do déficit de engenheiros, o prejuízo na construção civil chega a mais de 20 bilhões de reais. O país ainda faz parte da lista daqueles que menos formam engenheiros no mundo, o que acaba gerando problemas sérios, de origem econômica.

De acordo com o deputado, o Jornal do Senado, em uma de suas matérias referentes à “Formação em engenharia no Brasil”, divulgou que uma das fragilidades brasileiras em relação à ciência e inovação tecnológica foi levantada por vários participantes do seminário promovido pela CST do Senado, apontando que faltam engenheiros.

Outro fato divulgado pela Universidade Federal de Campina Grande (PB) mostra que, enquanto a China diploma 700 mil engenheiros por ano e 38 chineses entre cada 100 que acabam o ensino superior estão em engenharia e áreas tecnológicas, o Brasil forma apenas 40 mil desses profissionais anualmente, numa proporção de 5,8 para cada 100 brasileiros.

“Diante dessas informações, precisamos nos conscientizar e somar esforços para que a engenharia ganhe estrutura jurídico-social sólida, fomentando ainda mais a solidificação no cenário nacional”, avaliou Rezende. Ele também citou como exemplo a crise econômica que assola o Brasil atualmente e que, conforme Rezende, trouxe sérias consequências para praticamente todos os setores da atividade produtiva, inclusive, a construção civil.

“A Câmara Setorial vai abordar todas as questões da ciência e tecnologia na área da engenharia, bem como, jurídico social implementar questões voltadas a sociedade como um todo, valorizando os engenheiros mato-grossenses”, complementou.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens