Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 20 de abril de 2023 11h33


CAPITAL DO OURO

Dilmar Dal Bosco concede título de "Capital mato-grossense do Ouro" a Peixoto de Azevedo

Deputado explicou que a honraria se dá pela atividade garimpeira e a contribuição para o desenvolvimento

JUNIOR POYER / Gabinete do deputado Dilmar Dal'Bosco



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Deputado estadual Dilmar Dal Bosco (UB), concedeu ao município de Peixoto de Azevedo, através do Projeto de Lei 660/2023, o título honorário de “Capital mato-grossense do Ouro de Origem Garimpeira”, aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa. O parlamentar defendeu que o município está em desenvolvimento e obtém o primeiro lugar no ranking de produção de ouro no estado.

Dilmar salientou que Peixoto de Azevedo tem a extração de ouro, retirando aproximadamente de suas terras, uma tonelada por semestre. 

“Para mim é uma satisfação poder homenagear Peixoto de Azevedo. Peixoto está localizado ao norte do estado e tem uma população de aproximadamente 35 mil habitantes, atrai uma grande quantidade de garimpeiros em busca do tão cobiçado ouro. O garimpo é uma atividade econômica importante em todo o Estado de Mato Grosso, mas em Peixoto de Azevedo o setor tem uma importância ainda maior. A cidade se tornou um centro de atração para garimpeiros de todo o país, que vêm em busca de prosperidade no garimpo do ouro”, disse Dilmar.

Dal Bosco comentou que o movimento da classe garimpeira dentro do município é intenso e que muitos chegam à cidade em busca de trabalho e acabam se estabelecendo na região, aumentando a demanda por serviços e produtos. “Com isso, o comércio local tem visto uma grande valorização dos seus gastos, impulsionando a economia da cidade, o ouro tem sido fundamental para o desenvolvimento da região, gerando empregos e renda para a população local. O setor também atraiu investimentos para a cidade, fortalecendo a economia e gerando oportunidades para pequenos e médios empreendedores”, comentou Dilmar.

Para o parlamentar, o ouro - que é o carro chefe na cidade - tem dado grande destaque na produção de joias e outros produtos vindos do minério que é garimpado na região. A atividade atrai turistas interessados ​​em conhecer a produção local e adquirir peças exclusivas, gerando ainda mais oportunidades de negócios para a cidade. “Eu sempre serei parceiro do garimpeiro, através do meu amigo, ex-Vereador Paulistinha, que sempre me apresenta as demandas, estamos buscando ainda mais políticas públicas para o setor, sem deixar de parabenizar a Cooperativa COOGAVEPE, que hoje conta com mais de quatro mil cooperados e tornou-se uma referência nacional em termos de organização, legalização, tecnificação da mineração e principalmente, consciência ambiental”, finalizou Dilmar.

Segundo dados da Metamat, o estado de Mato Grosso produz cerca de 16 toneladas de ouro por ano, e o município de Peixoto de Azevedo, é um dos grandes responsáveis por esta produção, respondendo por 95% do recolhimento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF-ouro) junto a receita federal, conforme apontou a Agencia Nacional de Mineral.


Gabinete do deputado Dilmar Dal'Bosco

Telefone: (65) 3313-6838